Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

VÍDEO mostra fragata norueguesa afundando, tendo colidido após manobras da OTAN

A mídia divulgou novos vídeo e fotos da fragata norueguesa KMN Helge Ingstad, que colidiu com o navio petroleiro Sola TS junto à costa norueguesa em circunstâncias desconhecidas ao regressar das manobras da OTAN.
Sputnik

A fragata ficou com um grande rombo a estibordo atravessando a linha de água, sete marinheiros ficaram feridos. A tripulação abandonou o navio acidentado, que depois foi rebocado para águas menos profundas para evitar seu afundamento total.


Uns dias após o acidente (8), a fragata continua parcialmente acima da superfície da água, mas está completamente assente no fundo. Mais de 10 toneladas de combustível para helicópteros vazou para o mar.

Até o momento, não há nenhumas informações sobre o estado do armamento a bordo, incluindo mísseis de cruzeiro e antiaéreos, torpedos e artilharia.

O petroleiro Sola TS, por sua parte, não sofreu nenhum dano durante a colisão.

As razões do incidente estão sendo investigadas. Entre as possíveis causas estão a navegação da fragata em reg…

Novo sistema russo será capaz de abafar comunicações das forças dos EUA e da OTAN

O sistema estratégico de luta radioeletrônica que está sendo criado pela Rússia será capaz de abafar o sinal do Sistema Global de Comunicações de Altas Frequências dos EUA que coordena a ligação entre todos os órgãos de controle militar de Washington e de seus aliados da OTAN. 


Sputnik

O anúncio foi feito na segunda-feira (14) pela assessoria de imprensa do consórcio Tecnologias Radioeletrônicas (KRET), empresa-fabricante do sistema de luta radioeletrônica. 


Painel de processamento de dados no posto de comando russo
© Sputnik/ Sergey Pyatakov


Segundo Vladimir Mikheev, primeiro vice-diretor-geral da KRET, o referido sistema "é uma resposta assimétrica ao conceito centralizado de ações militares das Forças Armadas dos EUA e da OTAN com base no espaço de informação unido". 

Em outras palavras, esse conceito visa eliminar o campo informacional do inimigo e impedir que ele receba informações de comando.

"Primeiramente, o complexo (Murmansk-BN) é voltado contra os sistemas que funcionam nas faixas de frequência de ondas curtas, tais como Sistema Global de Comunicações de Altas Frequências dos EUA (High Frequency Global Communications System). Esse sistema providencia comunicações entre todos os órgãos de controle do Ministério da Defesa, aviões e navios dos EUA e de seus aliados da OTAN", diz-se no comunicado.

Segundo a KRET, "a comunicação por satélite não possui capacidade e sustentabilidade suficientes". Esse fato indica que o "funcionamento de sistemas que se encontram na zona de alcance dos complexos de luta radioeletrônica russos, isto é, postos de comando terrestres, navios ou aviões, será consideravelmente dificultado".


Postar um comentário

Postagens mais visitadas