Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia acionará judicialmente os EUA, caso entregas dos F-35 sejam bloqueadas

Segundo o porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalin, a Turquia recorrerá a medidas jurídicas caso as entregas dos F-35 sejam bloqueadas pelos EUA.
Sputnik

Ibrahim Kalin citou para a mídia turca que "não é nada fácil rescindir este contrato, somos parte de um contrato multilateral, cumprimos com todas as exigências e pagamos, caso os EUA não cumpram, recorreremos à lei".

O Congresso americano decidiu recentemente suspender as entregas dos caças americanos de quinta geração F-35 à Turquia devido aos planos de Ancara de adquirir o sistema de defesa antiaérea russo S-400, além de ameaçá-la com sanções em diversas ocasiões, como citado em artigo da Sputnik Mundo.

O avançado sistema antiaéreo S-400 Triumph (SA-21 Growler, na classificação da OTAN) é capaz de abater alvos aéreos com tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos táticos e táticos-operacionais, tem um alcance de até 400 km e pertence à geração 4+, sendo duas vezes mais eficaz que seus antecessores.

Os se…

Rússia instala sistemas de mísseis nas Curilas

Complexos de mísseis Bastion e Bal foram instalados nas ilhas Curilas, nomeadamente em Iturup e Kunashir. 


Sputnik

A respectiva informação foi divulgada pela revista da Frota do Pacífico da Rússia e citada pela mídia russa, inclusive pela agência RIA Novosti.


Sistema de mísseis antinavio Bastion.
Sistema de mísseis antinavios Bastion © Sputnik/ Sergey Pivovarov


A revista não especificou quando os complexos militares foram instalados nas ilhas, mas notou que dois batalhões prestam serviço no local, um dos quais, localizado em Iturup, está se preparando para realizar ensaios destes mísseis. Um dos complexos pode ter até 36 mísseis.

Os complexos Bastion e Bal são destinados a controlar as águas territoriais e proteção da costa em zonas acessíveis para tropas de desembarque. 


O complexo Bastion tem um alcance de até 500 km; o sistema Bal é capaz de atingir alvos na distância de cerca 300 km. 

Uma das duas ilhas, Itutup, é um dos territórios reivindicados pelo Japão. Tóquio baseia-se no tratado de comércio bilateral e de fronteiras de 1855.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas