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Pyongyang: 3 porta-aviões perto da Coreia do Norte são uma ameaça de guerra nuclear

A ONU "fecha os olhos aos exercícios de guerra nuclear dos EUA, que estão empenhados em causar um desastre catastrófico para a humanidade", declarou o embaixador norte-coreano na ONU, Ja Song-nam.
Sputnik

As autoridades norte-coreanas classificaram na segunda (13) o deslocamento sem precedentes de 3 grupos de porta-aviões dos EUA para a zona da península da Coreia como uma "postura de ataque".


O representante norte-coreano permanente na ONU, Ja Song-nam, expressou em uma carta enviada ao secretário-geral da ONU o descontentamento do seu governo com os exercícios militares de Seul, Tóquio e Washington. Estes, segundo o diplomata, estão criando "a pior situação para a península da Coreia e seus arredores".

"Os EUA são os principais responsáveis por escalar as tensões e comprometer a paz", declarou Ja Song-nam.

Além da presença de 3 porta-aviões estadunidenses (Nimitz, Ronald Reagan e Theodore Roosevelt), Washington continua realizando voos de bombarde…

Caças F-22 Raptor perdem revestimento ‘stealth’ na Síria

Poder Aéreo

Caças furtivos F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA (USAF), que estão participando de operações militares na Síria, começaram a perder seu revestimento de absorção de ondas radar. 


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F-22 Raptor

Conforme relatado pela Aviation Week, de fato, o revestimento absorvente de radar, que esconde os Raptor dos radares, enrugou e começou a descascar. Segundo a USAF, uma das razões deste problema são as condições climáticas que afetam a área de operações.

Uma afirmação confirmada por John Cottam, chefe do programa F-22 da Lockheed Martin, que observou que fatores externos, como chuva e poeira de areia, não apenas enrugam e descascam o revestimento, mas também o transformam em seu estado líquido original.

De fato, este não é o primeiro problema enfrentado pelo revestimento de absorção de radiação do F-22: de acordo com o Southfront.org, em 2009, pilotos dos EUA reclamaram que o revestimento era facilmente removido da fuselagem do Raptor durante o contato com óleo combustível e lubrificante.

No entanto, a Lockheed Martin alega que desenvolveu um novo revestimento, mais resistente, que será aplicado a todos os F-22 durante as operações de manutenção. De acordo com estimativas preliminares, este processo levará pelo menos três anos.

Note-se que esta não é a primeira vez que a furtividade do Raptor é comprometida: como foi relatado recentemente, um problema do sistema de armas que afetava a seção reta radar (RCS) de um Raptor F-22 pertencente ao 43º Esquadrão de Caça da Base da Força Aérea de Tyndall (AFB), Flórida, foi resolvido no mês passado por meio de solução de custo-benefício desenvolvida por um militar de 23 anos de idade.

Diferentemente, uma solução econômica será muito improvável para superar este novo problema.



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