Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Chanceler russo responde às acusações croatas sobre um possível conflito nos Bálcãs

É estranho ouvir declarações de autoridades croatas sobre uma possível ameaça russa, mas Moscou está pronta para discutir os argumentos de Zagreb, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.


Sputnik


Mais cedo, a mídia divulgou declarações da presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, sobre um futuro possível conflito armado nos Bálcãs porque a Rússia está influenciando os desenvolvimentos na região de forma mais ativa. 


Ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov durante o encontro com o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Peter Maurer, Moscou, Rússia, novembro de 2016
Sergei Lavrov © Sputnik/ Mikhail Voskresensky

"<…> Conheço a presidente da Croácia. Acho que temos boas relações desde que ela era ministra das Relações Exteriores e é estranho ouvir a líder de um país que a Rússia considera como amigo, bem como de outros países balcânicos e no continente europeu, dizer tais palavras. Se a presidente possui fatos concretos que provam tais declarações, estamos prontos a discutir estes fatos'', destacou Lavrov em entrevista à Sputnik Sérvia.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas