Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Diferentes e parecidos: em que aspectos F-16 e MiG-29 se desafiam

Famoso, leve, universal e ainda relevante: há 40 anos, em 15 de agosto de 1978, a Força Aérea dos EUA adotou em serviço um caça multifuncional de quarta geração – o F-16.
Sputnik

No total, até 2018, mais de 4.500 aeronaves desse tipo foram construídas. Por sua produção em massa o "falcão de ataque", como os pilotos batizaram respeitosamente a aeronave, é um recorde mundial absoluto entre os caças leves. E por suas capacidades de voo e combate o F-16 figura ao mesmo nível dos principais concorrentes – os caças soviéticos e russos MiG-29.

Nesta matéria, a Sputnik apresenta as semelhanças e diferenças entre esses projetos, implementados quase simultaneamente.

Pequeno e armado

Na década de 1970, antes da introdução do caça pesado F-15 Eagle, a Força Aérea dos EUA percebeu que necessitava de um aparelho mais barato, simples e tecnologicamente avançado – um caça tático leve para obter superioridade aérea local. Cinco empresas norte-americanas apresentaram seus projetos. O Pentágono con…

Enterramentos em massa de dezenas de sírios torturados descobertos em Aleppo

Valas comuns com vítimas de torturas foram encontrados na cidade libertada de Aleppo, informou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov na segunda-feira (26).


Sputnik


"Foram descobertos locais de enterramentos em massa de muitas dezenas [de sírios] que tinham sido sujeitos a torturas brutais e [em seguida] assassinados", destacou Konashenkov. 

Forças sírias retiram corpos no local de enterramento em massa (foto de arquivo)
Tropas sírias recolhendo os corpos na vala coletiva © AFP 2016/ LOUAI BESHARA

"Em muitos casos, faltam partes de corpos; a maioria das vítimas receberam tiros na cabeça. E parece que isto é apenas o início", comunicou o major-general. 

Konashenkov ressaltou que todos os fatos estão devidamente documentados. 

Segundo ele, as evidências estão sendo minuciosamente registradas como graves crimes de guerra para terem máxima divulgação junto da opinião pública, "para que os apoiantes europeus da chamada oposição moderada estejam cientes quem são realmente os seus protegidos".

Konashenkov acrescentou que os militantes da "oposição moderada" minaram quase tudo em Aleppo oriental, inclusive brinquedos, ruas, entradas em prédios, veículos e motocicletas.

"Literalmente tudo, para o que houve tempo e explosivos suficientes, foi minado: as ruas, entradas em prédios, veículos, motocicletas tombadas nas estradas e até brinquedos de crianças", frisou.
O porta-voz do Ministério da Defesa russo assinalou que em Aleppo foram descobertos grandes depósitos com munições suficientes para armar vários batalhões de infantaria.

Em 22 de dezembro as forças do governo sírio assumiram pleno controle de Aleppo após a saída da cidade da última coluna de militantes. 

A Síria vive desde março de 2011 um conflito armado em que as tropas governamentais enfrentam grupos armados da oposição e de organizações terroristas como o Daesh e a Frente al-Nusra, (ambas proibidas na Rússia).

Postar um comentário

Postagens mais visitadas