Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

Índia faz teste com míssil capaz de portar ogiva nuclear

A Índia testou míssil balístico intercontinental Agni-V capaz de portar ogiva nuclear.


Sputnik


Essa notícia foi dada pela edição Times of India na segunda-feira (26). 

Míssil balístico de longo alcance Agni-V durante desfile militar em Nova Deli, Índia
Míssil balístico Agni-V © AP Photo/ Manish Swarup

O lançamento foi realizado às 11h00, horário local (às 03h30, horário de Brasília), a partir do complexo de lançamento na ilha de Wheeler, perto da costa do estado indiano de Odisha. 

"Estão sendo analisados os parâmetros do lançamento-teste do míssil que visa atingir distância máxima. Levará tempo para constatar se o lançamento foi bem-sucedido ou não", informa a fonte citando uma edição de um representante do governo da Índia. 

O míssil de três fases terra-terra Agni-V com alcance de mais de cinco mil quilômetros, possui comprimento de 17 metros, pesando cerca de 50 toneladas. É capaz de portar ogiva nuclear com peso de mais de uma tonelada. 

Esse já é o quarto teste do modelo de míssil Agni-V. Atualmente, a Índia conta com quatro tipos de mísseis da série Agni: Agni-I com alcance de 700 quilômetros, Agni-II – 2 mil quilômetros, Agni-III e Agni-IV – entre 2,5 e 3,5 mil quilômetros. O Agni-V entrará em serviço após testes. Além disso, está sendo desenvolvido o míssil Agni-VI, o qual possui alcance de até 10 mil quilômetros e possibilidade de lançamento a partir de submarino.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas