Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Pyongyang: 3 porta-aviões perto da Coreia do Norte são uma ameaça de guerra nuclear

A ONU "fecha os olhos aos exercícios de guerra nuclear dos EUA, que estão empenhados em causar um desastre catastrófico para a humanidade", declarou o embaixador norte-coreano na ONU, Ja Song-nam.
Sputnik

As autoridades norte-coreanas classificaram na segunda (13) o deslocamento sem precedentes de 3 grupos de porta-aviões dos EUA para a zona da península da Coreia como uma "postura de ataque".


O representante norte-coreano permanente na ONU, Ja Song-nam, expressou em uma carta enviada ao secretário-geral da ONU o descontentamento do seu governo com os exercícios militares de Seul, Tóquio e Washington. Estes, segundo o diplomata, estão criando "a pior situação para a península da Coreia e seus arredores".

"Os EUA são os principais responsáveis por escalar as tensões e comprometer a paz", declarou Ja Song-nam.

Além da presença de 3 porta-aviões estadunidenses (Nimitz, Ronald Reagan e Theodore Roosevelt), Washington continua realizando voos de bombarde…

Marinha chinesa captura drone submarino dos EUA no mar do Sul da China

Um navio da Marinha chinesa capturou um drone submarino dos Estados Unidos no mar do Sul da China, provocando grande irritação nas autoridades norte-americanas, que solicitaram a devolução imediata do equipamento.


Sputnik


De acordo com uma fonte do Pentágono ouvida pela Reuters nesta sexta-feira, o veículo subaquático não tripulado pertence a uma embarcação oceanográfica dos EUA e estaria explorando águas internacionais quando foi apreendido pelos chineses. 


Fragata chinesa Yancheng em San Diego em 6 de dezembro de 2016, durante uma visita da Marinha da China à Califórnia
Fragata chinesa Yancheng em San Diego, EUA © AFP 2016/ Bill Wechter

"O incidente, o primeiro deste tipo na memória recente, ocorreu em 15 de dezembro, a noroeste da baía de Subic, justo quando o USNS Bowditch, um navio de pesquisas oceanográficas, estava prestes a recuperar o veículo autônomo submerso (AUV)", informou a agência, citando o funcionário da Defesa americana, que não quis ser identificado. 


O USNS Bowditch é um navio de pesquisas da classe Pathfinder que pertence à Marinha dos Estados Unidos e é operado pelo Comando Militar de Transporte Marítimo (MSC). Ele faz parte de uma missão especial que tem como área de atuação o mar do Sul da China.

Postar um comentário