Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Projetista revela caraterística mais marcante da arma principal do Admiral Kuznetsov

Além de ser um porta-aviões "tradicional", o navio Admiral Kuznetsov é um cruzador porta-mísseis poderoso, com uma capacidade de ofensiva considerável. O canal russo Zvezda entrevistou o projetista das armas do navio russo para conhecer detalhes sobre o armamento. 


Sputnik

O Admiral Kuznetsov está equipado com mísseis de cruzeiro Granit destinados a eliminar grandes alvos navais, assim como, graças à recente modernização, alvos terrestres. 


Porta-aviões russo Admiral Kuznetsov durante missão
Porta-aviões russo Admiral Kuznetsov © Sputnik/ Sergey Eshenko

"A característica mais marcante do Granit é que todos os mísseis disparados na mesma salva pertencem a um único ambiente informático e durante o voo trocam informações entre si", disse ao Zvezda Anatoly Svintsov, vice-diretor da empresa NPO Mashinostroyenia.

Este intercâmbio permite ao Kuznetsov atacar um grupo inteiro de navios de uma só vez. Os mísseis se alinham como um bando de aves e escolhem alvos de forma autônoma, dependendo do tamanho e posição.

Segundo os requisitos técnicos, uma salva tem capacidades de afundar um grupo de navios composto por um porta-aviões e três cruzadores de escolta, disse Svintsov. 


Cada Granit pesa sete toneladas, pode transportar uma ogiva convencional de 750 kg ou uma ogiva nuclear 500 quilotons (equivalente a cerca de 33 bombas de Hiroshima) e tem um alcance de até 700 quilômetros.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas