Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Especialistas: aumenta o risco de guerra entre os EUA, a Rússia e a China

O desenvolvimento de novos tipos de armas nucleares de "baixa potência" aumenta o risco de uma guerra entre os EUA, a Rússia e a China, segundo especialistas consultados por Newsweek.
Sputnik

O Pentágono está desenvolvendo dois novos tipos de armas nucleares, para acompanhar os progressos da Rússia e da China nesse terreno. Os especialistas tiveram acesso às minutas do projeto de doutrina nuclear norte-americana, que acusa Moscou e Pequim de ampliar as suas capacidades nucleares. 


Esse documento afirma a necessidade de "desenvolver e incorporar novos meios de contenção e de defesa dos objetivos, quando a contenção não funciona".

Entre outras medidas, o projeto revela a intenção de desenvolver ogivas nucleares de baixa potência para mísseis Trident, utilizados por submarinos da classe Ohio. Além disso, o departamento de Defesa dos EUA planeja desenvolver um míssil nuclear de baixa potência para suas bases marítimas.

O Pentágono considera o atual arsenal nuclear a disposi…

Congresso norte-americano declina proposta de privar Trump de acesso ao botão nuclear

Apesar do descontentamento de vários congressistas, o Congresso norte-americano decidiu não examinar o projeto de lei que limitaria os poderes do presidente relativamente à utilização de armas nucleares.


Sputnik


O Congresso dos EUA não vai debater o projeto de lei, anunciou o chefe da Comissão para as Forças Armadas da Câmara dos Representantes, Mac Thornberry. 

O grande botão vermelho
O botão vermelho da guerra nuclear © flickr.com/ wlod

"O chefe da Comissão não considera necessário reexaminar a nossa política de primeiro golpe (nuclear)", declarou Thornberry à Sputnik Internacional.

Segundo ele, o texto do projeto de lei não pode ser sujeito à Comissão para ser discutido. Por isso, os atores da iniciativa não podem contar com a mudança da política nuclear ao introduzir mudanças na Lei da Defesa Nacional para o exercício financeiro de 2018.

Entretanto a revisão deste projeto da lei não pode ser iniciada porque a administração Trump não vai publicar o projeto de orçamento para este período.


Postar um comentário