Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Daesh usa igreja no Iraque como centro de recrutamento para 'crianças do califado'

Militantes do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia) transformaram uma igreja, localizada no centro da cidade de Tal Keppe (no norte do Iraque), em um centro de treinamento para crianças, comunicou o canal de televisão curdo Rudaw.


Sputnik

Segundo civis, os terroristas destruíram grande parte das igrejas da cidade, onde vivem principalmente cristãos. A igreja principal da cidade "Santíssima Coração" foi transformada em base de recrutamento para as "crianças do califado".


Crianças recrutadas pelo Daesh. (File)
Crianças recrutadas pelo Estado Islâmico © Foto: Youtube/Channel 4 News

Segundo o Rudaw, o treinamento militar durava de 15 a 20 dias. As crianças eram mandadas para o combate somente depois de concluir o treinamento.

"Eles sabiam que as igrejas não seriam bombardeadas pelos aviões militares. Daesh transformou essa igreja no seu estado-maior. Eles trouxeram secretamente crianças de Mossul para a igreja", informou um dos habitantes da cidade.

O canal curdo informou que a idade média das crianças que passaram pelo treinamento na igreja era de 15 anos.

"Eles levaram as crianças para uma mesquita para que elas fizessem juramento de fidelidade ao califado. Depois, elas eram trazidas para essa igreja e aqui passavam por treinamento, antes de serem enviadas para o campo de batalha. A maioria delas eram crianças enganadas que esperavam ir para o céu", adiantou um dos civis.

A operação militar de libertação de Mossul do Daesh foi iniciada na noite de 17 de outubro. O exército do Iraque, juntamente com os militares curdos apoiados pela coalizão internacional, começou a ofensiva.

A cidade de Tal Keppe já foi libertada dos terroristas.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas