Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Militares iraquianos capturam sede de militantes do Daesh provenientes da Chechênia

Policiais federais iraquianos capturaram sede dos militantes do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia) na cidade iraquiana de Mossul responsável pela coordenação das operações de militantes provenientes da Chechênia. 


Sputnik

As informações são da Sputnik Árabe que cita comandantes dessa operação.

Os combatentes xiitas de tropas irregulares vêm para o sul de Mossul
Combatentes iraquianos © AFP 2016/ AHMAD AL-RUBAYE

"Na sede, foram encontrados mapas de ataques realizados pelo Daesh em vários bairros de Mossul, a polícia federal encontrou cintos com explosivos e armas", informa a Sputnik Árabe referindo-se ao comandante da sede, Raid Shaker Jaudat.

Segundo informações, a polícia federal iraquiana retomou o controle de um complexo hospitalar e do quarteirão Al-Ghufran, que ficam nas proximidades, onde foi hasteada a bandeira iraquiana.

A operação para libertar Mossul da ocupação do Daesh na província norte-iraquiana de Ninawa começou em outubro. Os militares iraquianos conseguiram avançar para a parte oriental da cidade, contudo a parte ocidental — na margem direita do rio Tigre — ainda está sendo controlada por terroristas.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas