Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Especialistas: aumenta o risco de guerra entre os EUA, a Rússia e a China

O desenvolvimento de novos tipos de armas nucleares de "baixa potência" aumenta o risco de uma guerra entre os EUA, a Rússia e a China, segundo especialistas consultados por Newsweek.
Sputnik

O Pentágono está desenvolvendo dois novos tipos de armas nucleares, para acompanhar os progressos da Rússia e da China nesse terreno. Os especialistas tiveram acesso às minutas do projeto de doutrina nuclear norte-americana, que acusa Moscou e Pequim de ampliar as suas capacidades nucleares. 


Esse documento afirma a necessidade de "desenvolver e incorporar novos meios de contenção e de defesa dos objetivos, quando a contenção não funciona".

Entre outras medidas, o projeto revela a intenção de desenvolver ogivas nucleares de baixa potência para mísseis Trident, utilizados por submarinos da classe Ohio. Além disso, o departamento de Defesa dos EUA planeja desenvolver um míssil nuclear de baixa potência para suas bases marítimas.

O Pentágono considera o atual arsenal nuclear a disposi…

Ministério da Defesa russo começa reduzindo seu contingente militar na Síria

O contingente das Forças Armadas da Rússia começa se reduzindo, os primeiros a deixar a Síria serão o porta-aviões Admiral Kuznetsov, o cruzador Pyotr Veliky e os navios que os acompanham, declarou na sexta-feira (6) aos jornalistas Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia.


Sputnik


"Conforme decisão do Comandante Supremo das Forças Armadas da Rússia, Vladimir Putin, o Ministério da Defesa russo começa reduzindo seu contingente na Síria", disse ele. 

O porta-aviões russo Admiral Kuznetsov
Porta-aviões russo Admiral Kuznetsov © Sputnik/ Oleg Lastochkin

Gerasimov destacou que os navios da Frota do Norte chefiados pelo Admiral Kuznetsov serão os primeiros a deixar a zona de conflito. 

"Quero agradecer a todos os efetivos do grupo naval pelo cumprimento das tarefas que lhe foram atribuídas. Ordeno ao vice-almirante Viktor Sokolov que a partir de hoje se inicie a desmobilização do grupo naval e que este regresse ao seu posto de baseamento principal em Severomorsk de acordo com o plano anteriormente aprovado", disse Gerasimov. 

Ele também lembrou que a partir das 00h00 de 30 de dezembro na Síria entrou em vigor o regime de cessar-fogo. 

O general frisou que os êxitos em Aleppo podem se tornar a base para a regulação pacífica na Síria. 

"Os êxitos do exército sírio na libertação de Aleppo criaram as condições necessárias para uma regulação pacífica do conflito. O atual regime de cessar-fogo é a prova disso", sublinhou Gerasimov.

Postar um comentário