Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Morte made in Brazil: conflitos no Oriente Médio alavancam exportação de armamento do país

Uma missão árabe chegou ao Brasil interessada na compra de cargueiros KC-390 fabricados pela Embraer. A visita é resultado do esforço do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita, criado no início deste mês, para aproximar os dois países no campo de defesa militar.
Sputnik

O KC-390 vai substituir os Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), é o maior avião produzido na América e foi concebido como um jato militar de transporte, anunciado pela primeira vez na edição de 2007 da Latin America Aero & Defence (LAAD), no Rio de Janeiro. A produção do avião, com capacidade para 23 toneladas de carga, envolve parcerias com fornecedores de peças de Argentina, Portugal e República Tcheca. Com um custo unitário de US$ 85 milhões, o KC-390, em fase final de testes, tem recebido propostas de compra de vários países.



A compra do cargueiro, porém, é apenas um detalhe na exportação brasileira de armamentos não só para a Arábia Saudita, como também para vários países do Oriente Médio e do Norte d…

OVNI e Guerra Fria ganham destaque em arquivos publicados pela CIA

A Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA na sigla em inglês) publicou um arquivo de documentos que inclui 13 milhões de páginas, informa a CNN. 


Sputnik

A fonte destaca que, antes, esses arquivos só podiam ser consultados em quatro terminais de computador do Arquivo Nacional do estado de Maryland. A CIA planejava a publicação dos documentos desclassificados na Internet até o final de 2017, mais o processo foi acelerado.

Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA na sigla em inglês)
© AP Photo/ Carolyn Kaster
"O acesso a estes documentos já não está condicionado pelos limites geográficos", informou Joseph Lambert, chefe de departamento da CIA para o controle informacional.

Ao mesmo tempo, o porta-voz da CIA, Heather Fritz Horniak, destacou que não se trata de "uma seleção minuciosa de [dados]", mas sim da "história completa, com momentos bons e maus".

Segundo foi informado, a inteligência publicou documentos sobre as atividades da CIA durante a Guerra no Vietnã, Guerra da Coreia e Guerra Fria, além de apresentar dados sobre o suposto aparecimento de OVNIs e sobre o projeto militar confidencial Stargate, que, entre outras, fazia pesquisas sobre as capacidades humanas de "ver eventos" e recolher informações a grande distância.

Postar um comentário