Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Especialistas: aumenta o risco de guerra entre os EUA, a Rússia e a China

O desenvolvimento de novos tipos de armas nucleares de "baixa potência" aumenta o risco de uma guerra entre os EUA, a Rússia e a China, segundo especialistas consultados por Newsweek.
Sputnik

O Pentágono está desenvolvendo dois novos tipos de armas nucleares, para acompanhar os progressos da Rússia e da China nesse terreno. Os especialistas tiveram acesso às minutas do projeto de doutrina nuclear norte-americana, que acusa Moscou e Pequim de ampliar as suas capacidades nucleares. 


Esse documento afirma a necessidade de "desenvolver e incorporar novos meios de contenção e de defesa dos objetivos, quando a contenção não funciona".

Entre outras medidas, o projeto revela a intenção de desenvolver ogivas nucleares de baixa potência para mísseis Trident, utilizados por submarinos da classe Ohio. Além disso, o departamento de Defesa dos EUA planeja desenvolver um míssil nuclear de baixa potência para suas bases marítimas.

O Pentágono considera o atual arsenal nuclear a disposi…

Paquistão lança míssil submarino capaz de levar ogiva nuclear

O Exército do Paquistão realizou, pela primeira vez, o lançamento submarino de um míssil de cruzeiro que é capaz de transportar ogiva nuclear. 


Sputnik

O lançamento do míssil de cruzeiro Babur 3 foi realizado a partir de submarino em local não divulgado do oceano Índico. 

Soldado do exército paquistanês guardando um míssil Babur na exposição internacional de defesa na cidade de Carachi, no Paquistão, em 25 de novembro de 2008
© AFP 2016/ ASIF HASSAN / AFP

"O míssil tem capacidade para transportar diferentes tipos de ogivas nucleares e assegurará ao Paquistão a possibilidade realizar ataques de resposta", cita a agência Reuters declarações dos militares paquistaneses. 

Segundo diz o comunicado, o míssil de baseamento submarino Babur 3 é uma modificação do míssil terrestre Babur 2 que tem um alcance de 450 quilômetros.


Postar um comentário