Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Erdogan diz que Turquia continuará operação na Síria, pactuada com Moscou

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira que seu país não interromperá sua operação militar lançada no sábado contra as milícias curdas aliadas dos Estados Unidos no norte da Síria e insistiu que esta operação está pactuada com a Rússia.
EFE

"Não vamos retroceder em Afrin. Falamos com os russos e há consenso", disse o político islamita em relação à região do norte da Síria nas mãos das milícias curdas Unidades de Proteção do Povo (YPG), que Ancara considera terroristas e aliadas da guerrilha curda da Turquia, o PKK.


Erdogan voltou a acusar os EUA de armar e apoiar as YPG, aliadas de Washington contra o grupo jihadista Estado Islâmico.

"Não são honestos conosco. Continuaremos o nosso caminho no marco das conversações que mantemos com a Rússia", apontou.

"Queríamos comprar armas (com os EUA). Não nos deram e entregaram as mesmas armas a organizações terroristas. Que tipo de aliança estratégica é essa?", afirmou o presidente da T…

França, EUA e Reino Unido simulam ataque naval contra Irã

As Marinhas norte-americana, britânica e francesa pretendem realizar manobras conjuntas ao largo da costa do Irã na próxima semana.


Sputnik


Os exercícios militares, batizadas de Unified Trident (Tridente Unificado) e com a participação de militares dos EUA, Reino Unido e França, simularão uma situação de confrontação com a República Islâmica, com objetivo de "reforçar as capacidades das tropas", bem como "melhorar a sua competência tática e reforçar a parceria para assegurar a circulação livre de bens e a liberdade de navegação", segundo comunicou o comando central da Marinha dos EUA. 

Navio militar norte-anericano USS Mahan
USS Mahan da US Navy © AP Photo/ Ed Bailey

Os exercícios serão realizados perto da costa de Bahrein e contarão com porta-aviões, fragatas e destroieres, comunica a edição Middle East Eye.

O Irã e os EUA já se confrontaram várias vezes no passado no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz. Além disso, em janeiro passado, o navio USS Mahan da Marinha dos EUA disparou três tiros contra um grupo de navios do Irã que se tinham aproximado do Estreito de Ormuz.


Postar um comentário