Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Sempre em frente: infantaria síria desenvolve ofensiva contra posições do Daesh em Al-Bab

A ofensiva do Exército Árabe Sírio contra as posições do Daesh na zona oriental da província de Aleppo pegou os terroristas "de surpresa". A infantaria síria ultrapassou com sucesso três linhas de barragem instaladas pelo Daesh nos arredores da cidade de Al-Bab, a nordeste de Aleppo.


Sputnik

Segundo disse a fonte militar da agência Sputnik, a infantaria síria, proveniente da cidade de Hanaser, está se aproximando do Lago Assad, um reservatório no rio Eufrates, na Síria. 


Resultado de imagem para exercito sirio
Soldado sírio próximo a tanque do Exército Árabe Sírio

Outros destacamentos partiram da povoação de Tayara em direção à cidade de Al-Bab através da Frente Ocidental. Além disso, parte das tropas está se deslocando a partir da base aérea de Kweiris para entrar em confronto direto com os terroristas.

De acordo com as palavras da fonte militar, a operação foi conduzida de modo rápido e demonstrou uma cooperação bem coordenada da força aérea com as tropas no terreno.

A infantaria efetuou uma manobra atacando o inimigo pela retaguarda. Como resultado, foram libertadas dezenas de povoações e eliminadas centenas de terroristas. Foram alcançados os seguintes objetivos: os militantes em Al-Bab ficaram cercados, foi garantida a segurança da estrada estrategicamente importante de Hanaser, que liga o Norte e o Leste da Síria, e as tropas governamentais se aproximaram do reservatório Assad, principal fonte de água para os habitantes da cidade de Aleppo.

O Exército Árabe Sírio começou há 23 dias a operação para a libertação de Al-Bab e tomada de controle das estradas estratégicas entre o Norte e o Leste do país.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas