Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

Taiwan denuncia maior ameaça militar da China

O desenvolvimento militar acelerado da China e a recente atividade de aviões e navios militares chineses em torno de Taiwan representam uma ameaça maior para a ilha autogovernada, de acordo com um relatório do governo taiwanês visto pela Reuters.


Sputnik

O documento, que deve ser apresentado ao parlamento na quinta-feira (16), também destaca a incerteza sobre a direção estratégica futura dos Estados Unidos na região, o impacto do Japão flexionando suas potencialidades militares e o potencial de conflito no disputado Mar do Sul da China.

Navios militares de Taiwan
Navios militares de Taiwan © AP Photo/ Wally Santana

"A recente atividade de jatos e navios chineses em torno de Taiwan mostra o aumento contínuo das capacidades de ameaça militar (da China)", destacando a importância da necessidade de Taiwan se defender, segundo afirma o texto.

A China, que não reconhece a independência de Taiwan, tem intensificado seus exercícios militares aéreos e marítimos nas águas ao redor da ilha como parte de um amplo processo de modernização de suas forças armadas.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas