Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia quer ajudar Iraque a combater curdos em Kirkuk

A Turquia informou nesta segunda-feira que estava pronta para ajudar o governo iraquiano a expulsar os combatentes curdos da cidade de Kirkuk, informou AFP.
Sputnik

Ancara teme que a eventual independência do Curdistão iraquiano pode desencadear movimentos semelhantes entre a população curda na Turquia e saudou a operação das forças iraquianas para expulsar as forças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de Kirkuk.


"Estamos prontos para qualquer forma de cooperação com o governo iraquiano de modo a acabar com a presença do PKK no território do Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

O Conselho de Segurança Nacional do Iraque afirmou neste domingo que considerará a presença de militares curdos em Kirkuk como um "declaração de guerra".

Na segunda-feira, as forças iraquianas tomaram amplos territórios nos arredores da cidade, bem como uma base militar, um aeroporto e um campo petrolífero.

Em 2014, as tropas peshmerga curdas …

À beira da guerra: China classifica situação na península Coreana como crítica

A situação na Península Coreana está demasiado escalada, afirmou o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.


Sputnik

"Hoje em dia a situação está em um ponto crítico", acrescentou. 


Kim Jong-un o líder da Coreia do Norte
 Kim Jong-un © Sputnik/ Ilia Pitalev

A tensão em torno da Península Coreana subiu durante os últimos meses por causa dos testes de mísseis por parte da Coreia do Norte e do possível novo teste nuclear.

Os EUA afirmam que não excluem um cenário militar na região mas têm intensões de resolver a questão diplomaticamente.


Postar um comentário