Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

Combatentes do Daesh utilizaram gás venenoso durante ataques em Mossul

Os combatentes do grupo terrorista Daesh realizaram ataques químicos em bairros recentemente libertados de Mossul, no Iraque, segundo a agência Associated Press, que citou uma fonte militar.


Sputnik


Um oficial das forças antiterroristas informou neste sábado, que o ataque foi realizado na sexta-feira em Mossul, quando os militantes do Daesh lançaram um míssil de cloro. Segundo a fonte da agência, sete militares tiveram problemas respiratórios e foram encaminhados ao hospital mais próximo. 

Fumaça e fogo captados após a explosão de um carro-bomba na cidade de Mossul, Iraque, durante os combates entre forças iraquianas e terroristas do Daesh (grupo proibido na Rússia), 5 de março
Explosão em Mossul, Iraque © AFP 2017/ Aris Messinis

Mais cedo, a imprensa noticiou que os combatentes do Daesh realizaram um ataque de artilharia contra os civis, usando projéteis com gás.

As tropas iraquianas, que fazem parte de uma coalizão liderada pelos EUA, iniciaram as operações para libertação de Mossul em outubro de 2016. A parte oriental da cidade já foi liberada. Em fevereiro, o governo iraquiano anunciou o início da operação para libertar a parte ocidental da cidade.

Em março deste ano, as foras de Bagdad anunciaram que os terroristas em Mossul estavam cercados.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas