Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Estados Unidos elaboram sistema transportável de luta contra drones

A companhia norte-americana Sierra Nevada elaborou uma instalação compacta para luta contra drones que pode ser instalada em picapes e funcionar eficazmente durante o movimento, informa o portal Defense News.
Sputnik

O novo sistema chamado X-Madis pode detectar, identificar e atingir os alvos com meios de guerra eletrônica mesmo em movimento à velocidade de até 80 km/h. Entretanto, para usar o sistema basta um só operador que o poderá dirigir da cabine do veículo, comunica o portal.

Segundo explicaram na companhia, o X-Madis pode ser instalado em várias plataformas móveis, tais como picapes pesadas, veículos todo-o-terreno leves ou barcos.

Além disso, o sistema já foi testado em vários tipos de veículos militares que estão em serviço do exército norte-americano.

O novo dispositivo foi apresentado na exposição SOFIC 2018 que atualmente está sendo realizada em Tampa, no estado norte-americano da Flórida.

Paquistão bombardeia regiões orientais do Afeganistão

A província de Kunar, no leste do Afeganistão, foi bombardeada a partir de território paquistanês, relata a agência Khaama Press citando autoridades locais.


Sputnik

Um representante da polícia provincial, Faridullah Dehgan, disse que em dois distritos da província em um só dia caíram cerca de 70 projéteis de artilharia. Ele observou que não há dados sobre vítimas, relata a agência.


Soldado paquistanês em guarda enquanto caminhão entra no Paquistão vindo do Afeganistão, na passagem de fronteira de Torkham
Soldado paquistanês na fronteira com o Afeganistão © AFP 2017/ Qazi RAUF AFRIDI

O canal de televisão Tolo News informou no dia anterior sobre um ataque de mísseis contra a província vizinha de Kunar — Nangarhar. O representante do governador de Nangarhar, Attaullah Hogiani, afirmou que ao longo das últimas 24 horas os militares paquistaneses dispararam cerca de 30 mísseis contra os condados de Lalpur, Mohmand Dara e Nazian.

Em meados de fevereiro, o Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão chamou o embaixador do Paquistão em Cabul para expressar um protesto em conexão com o bombardeio de mísseis das províncias orientais. Como observado pelo canal Tolo News, o Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão avisou o Paquistão sobre as consequências graves destes atos, declarando a necessidade de uma solução diplomática das questões que possam surgir entre as partes.


Postar um comentário