Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O Brasil tem poder de fogo para proteger a riqueza da Amazônia Azul? (VÍDEO)

Devido à enorme riqueza natural, a porção de mar sob jurisdição brasileira é também conhecida como Amazônia Azul. A área é um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros e é uma preocupação para o setor de Defesa. Para comentar o assunto, a Sputnik Brasil ouviu Ricardo Cabral, pesquisador da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.
Sputnik

O pesquisador falou sobre a importância comercial e estratégica, o potencial energético, científico e as obrigações internacionais do Brasil com as áreas da Amazônia Azule seu entorno. Ele também descreveu o atual estado da esquadra da Marinha brasileira, que carece de investimentos e pleiteia junto ao novo governo federal uma fatia maior do orçamento público, limitado pela Emenda Constitucional nº 95.


Foi a própria Marinha brasileira que cunhou o termo "Amazônia Azul", em referência ao tamanho da biodiversidade e dos bens naturais encontradas em sua área. No entanto, a área marítima é ainda maior do que porção brasileira da flo…

Curdos desmentem nova entrada de tropas turcas no norte da Síria

A informação sobre a entrada de tropas turcas em algumas povoações na região de Kobane, no norte da Síria, não é verdadeira, disse à Sputnik o representante oficial do Partido de União Democrática curdo.


Sputnik

Este domingo (30), várias mídias curdas noticiaram que as tropas turcas entraram na região de Kobane, no norte da Síria, instalando lá suas forças.


Soldados turcos na Síria
Soldados turcos na Síria © AFP 2017/ BULENT KILIC

Foi informado também que os militares turcos estariam minando o território.

"Esta informação é falsa. Posso confirmar que o exército turco não tinha entrado nas povoações da região de Kobane", afirmou o representante.

As Unidade de Proteção Popular (YPG) curdas alegadamente advertiram os militares turcos que, caso eles não deixassem o território na região de Kobane, dariam uma resposta, segundo a agência curda ANHA.

Antes, a agência curda Hawar News noticiou que o Conselho Constituinte da autoproclamada Federação do norte da Síria tinha indicado as datas das eleições para os órgãos de autogestão de diferentes níveis.
O Curdistão sírio se autoproclamou como "região federal" no norte da Síria constituída por três cantões: Afrin, Jazira e Kobane.

A Turquia acredita que os grupos curdos da Síria têm laços estreitos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido na Turquia, temendo que os curdos turcos sigam o exemplo dos curdos sírios que estão exigindo autonomia.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas