Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Erdogan diz que Turquia continuará operação na Síria, pactuada com Moscou

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira que seu país não interromperá sua operação militar lançada no sábado contra as milícias curdas aliadas dos Estados Unidos no norte da Síria e insistiu que esta operação está pactuada com a Rússia.
EFE

"Não vamos retroceder em Afrin. Falamos com os russos e há consenso", disse o político islamita em relação à região do norte da Síria nas mãos das milícias curdas Unidades de Proteção do Povo (YPG), que Ancara considera terroristas e aliadas da guerrilha curda da Turquia, o PKK.


Erdogan voltou a acusar os EUA de armar e apoiar as YPG, aliadas de Washington contra o grupo jihadista Estado Islâmico.

"Não são honestos conosco. Continuaremos o nosso caminho no marco das conversações que mantemos com a Rússia", apontou.

"Queríamos comprar armas (com os EUA). Não nos deram e entregaram as mesmas armas a organizações terroristas. Que tipo de aliança estratégica é essa?", afirmou o presidente da T…

General americano: ainda há focos de resistência do Daesh em Mossul

A eliminação completa dos terroristas do Daesh da cidade de Mossul levará mais algumas semanas, disse o general norte-americano, que comanda a operação contra o grupo jihadista, Stephen Townsend.


Sputnik

"Ainda há focos de resistência em Mossul. E esconderijos [dos militantes]. Pode levar semanas para 'limpar' a cidade", disse Townsend durante um briefing em Bagdá.

Tanques do exército iraquiano atacam terroristas em Mossul
Tanque do exército iraquiano em Mossul © REUTERS/ Alaa Al-Marjani

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou nesta segunda-feira a vitória oficial contra o Daesh em Mossul, segunda maior cidade do país, controlada pelos terroristas por mais de três anos.

A operação para libertação de Mossul teve início em outubro do ano passado. A ofensiva foi realizada pelas tropas de elite, pela Polícia Federal e pelo Exército do Iraque, com apoio das forças curdas. A aviação da coalizão internacional, liderada pelos EUA, ofereceu suporte aéreo.

A libertação de Mossul vem sendo antecipada pelo governo do Iraque e pela coalizão há meses.


Postar um comentário