Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia acionará judicialmente os EUA, caso entregas dos F-35 sejam bloqueadas

Segundo o porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalin, a Turquia recorrerá a medidas jurídicas caso as entregas dos F-35 sejam bloqueadas pelos EUA.
Sputnik

Ibrahim Kalin citou para a mídia turca que "não é nada fácil rescindir este contrato, somos parte de um contrato multilateral, cumprimos com todas as exigências e pagamos, caso os EUA não cumpram, recorreremos à lei".

O Congresso americano decidiu recentemente suspender as entregas dos caças americanos de quinta geração F-35 à Turquia devido aos planos de Ancara de adquirir o sistema de defesa antiaérea russo S-400, além de ameaçá-la com sanções em diversas ocasiões, como citado em artigo da Sputnik Mundo.

O avançado sistema antiaéreo S-400 Triumph (SA-21 Growler, na classificação da OTAN) é capaz de abater alvos aéreos com tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos táticos e táticos-operacionais, tem um alcance de até 400 km e pertence à geração 4+, sendo duas vezes mais eficaz que seus antecessores.

Os se…

Guarda costeira da Grécia dispara em navio turco no mar Egeu

Após receber a carga no porto turco de Iskenderun, o navio estava se movendo para Izmit Bay, no mar de Mármara.


Sputnik

De acordo com informações preliminares, durante a passagem pelo mar Egeu, a guarda costeira grega exigiu que o navio ACT turco parasse no porto de Rhode Island para que a carga fosse examinada. Supostamente, o capitão do navio teria ignorado a ordem, o que provocou os disparos dos navios gregos. 


Navio da guarda costeira grega resgatando pessoas
Navio da Guarda Costeira grega © AFP 2017/ ARIS MESSINIS

​A tripulação do navio turco encontrou 36 buracos de bala no casco do navio.

​Ainda não se sabe se há feridos como resultado do ataque.

O NTV comunicou que o navio continuou a seguir sua rota, enquanto duas embarcações da guarda costeira turca apareceram no lugar do acidente.

Vale destacar que os dois países disputam águas territoriais no mar Egeu, bem como zonas econômicas exclusivas e territórios na região.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas