Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Navios da Marinha dos EUA disparam tiros de aviso contra navios do Irã no golfo Pérsico

Navios da Marinha dos EUA dispararam na terça-feira (25) tiros de aviso contra navios do Irã no golfo Pérsico.


Sputnik

Depois de um navio iraniano se ter aproximado à distância de 137 metros de um navio da Marinha dos EUA, o último disparou tiros de aviso, comunica a mídia citando fontes oficiais dos EUA.


Imagem relacionada
USS Thunderbolt WPC-12

De acordo com fontes oficiais citadas pela agência Reuters, o navio norte-americano USS Thunderbolt disparou tiros de aviso depois de realizar uma tentativa de se comunicar via rádio com o navio iraniano, mas tendo sido ignorado por ele.

A tensão entre os EUA e o Irã na região do golfo Pérsico e do estreito de Ormuz já se mantém durante um tempo bastante longo. No mês de junho do ano em curso, já houve uma situação perigosa quando, segundo declarou o representante da Marinha dos EUA Bill Urban, um navio iraniano se aproximou dos navios americanos apontando um projetor luminoso contra um dos navios dos EUA.

Isso aconteceu no dia 13 de junho. Bill Urban acrescentou que "depois disso, o navio iraniano apontou um laser para o helicóptero CH-53E que estava escoltando o grupo de navios".


Postar um comentário

Postagens mais visitadas