Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Única mulher a bordo do submarino argentino desaparecido é oficial pioneira

Eliana María Krawczyk, de 35 anos, é a 'primeira submarinista' da Argentina. O ARA San Juan desapareceu com 44 tripulantes no Atlântico Sul.
G1

Única mulher no submarino militar argentino desaparecido com 44 tripulantes no Atlântico Sul, Eliana María Krawczyk, de 35 anos, é descrita pela imprensa local como primeira oficial submarinista do país e da América do Sul. Ela ocupa o cargo de chefe de armas do ARA San Juan, que perdeu contato com a terra na sexta-feira (17).

Eliana nasceu em Oberá, na província de Misiones, no nordeste da Argentina, e só conheceu o mar aos 21 anos de idade, destaca o perfil do jornal "Clarín". Após se formar no ensino médio, ela se matriculou na Universidade de Misiones para fazer faculdade de Engenharia Industrial.

Duas tragédias familiares levaram Eliana a desistir do curso: a morte de um irmão, em um acidente de trânsito, e a morte da mãe, em decorrência de um problema cardíaco.

Em um perfil publicado em 2015 na revista "Viva", que …

Neste dia: Lançador de foguetes Katyusha é usado pela 1ª vez em combate

A arma ficou conhecida por seu poder devastador.


Irina Sidorova | Gazeta Russa

O “Katyusha” foi um famoso lançador de foguetes construído e usado pela primeira vez pela União Soviética na Segunda Guerra Mundial. “Katyusha” não era o nome oficial da arma, mas sim o apelido carinhoso dado por soldados.


Katyusha
O nome oficial do lançador de foguetes era BM-13. Foto:Timothy Miller/RIA Novosti

As tropas do Exército Vermelho tiraram o apelido da música “Katyusha”, muito popular da época e que falava sobre uma garota que aguardava a volta de seu amado, que havia partido para lutar na guerra. O nome oficial do lançador de foguetes era BM-13.

O sistema de lançamento de foguetes foi usado em combate pela primeira vez em 14 de julho de 1941 e continuou em uso até o ataque final soviético a Berlim. Entre 1941 e 1945, as fábricas soviéticas produziram mais de 10 mil lançadores do tipo. O BM-13 é considerado uma das armas mais eficazes da Segunda Guerra Mundial.



Postar um comentário