Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

ONG: EUA mobiliza terroristas no sul da Síria para atacar Ghouta Oriental

Os militares norte-americanos estão mobilizando combatentes de diversos grupos armados com objetivo de atacar os subúrbios orientais de Damasco, disse à Sputnik o chefe da rede de direitos humanos na Síria, Ahmad Kazem.
Sputnik

"Neste momento os EUA estão juntando os combatentes do Daesh e outros grupos, inclusive os de Idlib, e tenta os transferir para At-Tanf e depois para Ghouta Oriental (subúrbio de Damasco), com objetivo de se contrapor ao exército sírio, que pretende liberar a região dos terroristas", disse Kazem. 


Segundo o defensor dos direitos humanos, os financiadores da Arábia Saudita ordenaram que os terroristas já localizados em Guta Oriental empreendam o máximo dos esforços para resistir às tropas de Damasco.

"Eles continuarão a atacar Damasco de forma caótica com seus morteiros", acrescentou o entrevistado.

Os terroristas, que tomaram o subúrbio oriental de Damasco, continuam a disparar contra os bairros centrais e residenciais da capital síria. Nesta qui…

Neste dia: Lançador de foguetes Katyusha é usado pela 1ª vez em combate

A arma ficou conhecida por seu poder devastador.


Irina Sidorova | Gazeta Russa

O “Katyusha” foi um famoso lançador de foguetes construído e usado pela primeira vez pela União Soviética na Segunda Guerra Mundial. “Katyusha” não era o nome oficial da arma, mas sim o apelido carinhoso dado por soldados.


Katyusha
O nome oficial do lançador de foguetes era BM-13. Foto:Timothy Miller/RIA Novosti

As tropas do Exército Vermelho tiraram o apelido da música “Katyusha”, muito popular da época e que falava sobre uma garota que aguardava a volta de seu amado, que havia partido para lutar na guerra. O nome oficial do lançador de foguetes era BM-13.

O sistema de lançamento de foguetes foi usado em combate pela primeira vez em 14 de julho de 1941 e continuou em uso até o ataque final soviético a Berlim. Entre 1941 e 1945, as fábricas soviéticas produziram mais de 10 mil lançadores do tipo. O BM-13 é considerado uma das armas mais eficazes da Segunda Guerra Mundial.



Postar um comentário