Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Análise: presidente ucraniano mata sua indústria ao introduzir novas sanções contra Rússia

O presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, assinou um decreto sobre as sanções contra a Rússia adotadas pelo Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia. O especialista Eduard Popov falou com a Sputnik e indicou qual o principal objetivo perseguido pelo governo ucraniano com tal iniciativa.
Sputnik

Em 2 de maio, o Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia ampliou as medidas restritivas em relação a diversas pessoas físicas e jurídicas russas, bem como prolongou a vigência das sanções introduzidas anteriormente.

Segundo informou a assessoria de imprensa da entidade, as sanções são aplicadas a pessoas "relacionadas com a agressão no ciberespaço e no campo informacional" contra a Ucrânia, "ações criminosas" contra os cidadãos ucranianos detidos na Rússia, bem como aos deputados da Duma de Estado e do Conselho da Federação da Rússia.

O diretor do Centro de Cooperação Pública e Informativa "Europa", Eduardo Popov, disse ao serviço russo da Rádio Sp…

Neste dia: Lançador de foguetes Katyusha é usado pela 1ª vez em combate

A arma ficou conhecida por seu poder devastador.


Irina Sidorova | Gazeta Russa

O “Katyusha” foi um famoso lançador de foguetes construído e usado pela primeira vez pela União Soviética na Segunda Guerra Mundial. “Katyusha” não era o nome oficial da arma, mas sim o apelido carinhoso dado por soldados.


Katyusha
O nome oficial do lançador de foguetes era BM-13. Foto:Timothy Miller/RIA Novosti

As tropas do Exército Vermelho tiraram o apelido da música “Katyusha”, muito popular da época e que falava sobre uma garota que aguardava a volta de seu amado, que havia partido para lutar na guerra. O nome oficial do lançador de foguetes era BM-13.

O sistema de lançamento de foguetes foi usado em combate pela primeira vez em 14 de julho de 1941 e continuou em uso até o ataque final soviético a Berlim. Entre 1941 e 1945, as fábricas soviéticas produziram mais de 10 mil lançadores do tipo. O BM-13 é considerado uma das armas mais eficazes da Segunda Guerra Mundial.



Postar um comentário