Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Israel prende o governador palestino de Jerusalém

Motivo da detenção foram crimes cometidos na Cisjordânia ocupada, segundo a Organização para a Libertação da Palestina.
France Presse

Israel prendeu o governador palestino de Jerusalém por crimes que teria cometido na Cisjordânia ocupada, que não foram especificados, informou a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

O governador Adnan Gheith foi detido no sábado (20) à noite no bairro palestino de Beit Hanina, em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel. Será apresentado a um tribunal dentro de quatro dias, afirma a OLP em um comunicado.

Para o dirigente da OLP Saeb Erakat, a detenção é "um novo passo contra a presença palestina em Jerusalém" e constitui uma violação da legislação israelense a respeito das instituições palestinas da cidade.

"As ameaças contra dirigentes palestinos, sua detenção, inclusive o 'sequestro' do governador Gheith, são parte de um plano que pretende sufocar todas as bases de uma solução política com dois Estados e com as f…

Neste dia: Lançador de foguetes Katyusha é usado pela 1ª vez em combate

A arma ficou conhecida por seu poder devastador.


Irina Sidorova | Gazeta Russa

O “Katyusha” foi um famoso lançador de foguetes construído e usado pela primeira vez pela União Soviética na Segunda Guerra Mundial. “Katyusha” não era o nome oficial da arma, mas sim o apelido carinhoso dado por soldados.


Katyusha
O nome oficial do lançador de foguetes era BM-13. Foto:Timothy Miller/RIA Novosti

As tropas do Exército Vermelho tiraram o apelido da música “Katyusha”, muito popular da época e que falava sobre uma garota que aguardava a volta de seu amado, que havia partido para lutar na guerra. O nome oficial do lançador de foguetes era BM-13.

O sistema de lançamento de foguetes foi usado em combate pela primeira vez em 14 de julho de 1941 e continuou em uso até o ataque final soviético a Berlim. Entre 1941 e 1945, as fábricas soviéticas produziram mais de 10 mil lançadores do tipo. O BM-13 é considerado uma das armas mais eficazes da Segunda Guerra Mundial.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas