Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Tropas iraquianas conquistam novos avanços diante dos jihadistas em Mossul

EFE

Erbil (Iraque) - A Polícia Federal e as forças de resposta rápida do Iraque recuperaram neste sábado a parte norte do bairro de Al Shifaa, anexo ao centro antigo da cidade de Mossul, e que estava em poder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), anunciou hoje o Escritório de Informação Militar iraquiano em uma nota.

EFE/EPA/OMAR ALHAYALI
EFE/EPA/OMAR ALHAYALI

O comandante de Operações Conjuntas, o general Abdelamir Jarallah, citado no comunicado, detalhou que as tropas assumiram o controle do Hospital Universitário Ibn Sina e de várias instalações próximas.

No último dia 29, as forças iraquianas tomaram as ruínas da mesquita de Al Nuri, dinamitada pelo EI e onde há três anos o líder do grupo, Abu Bakr al Baghdadi, proclamou o "califado".

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, declarou após a retomada do templo que a sua conquista significava a queda do EI na cidade.

No entanto, a intensidade dos combates não diminuiu entre as forças de segurança e os radicais, que cada vez mantêm menos território em seu poder.

No dia 19 de junho, o exército iraquiano lançou a última fase da ofensiva para expulsar os combatentes de EI do distrito histórico de Mossul, que era a segunda maior cidade do Iraque até a chegada dos extremistas.


Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas