Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

Tropas sírias encontram numerosos sistemas americanos de mísseis antitanque em Latakia

As tropas do governo sírio encontraram um estoque com mais de 30 sistemas de mísseis pesados antitanque dos EUA na província de Latakia durante uma operação de desminagem, disse o comandante do serviço de engenharia da guarnição de Latakia.


Sputnik

As forças do governo da Síria desativaram 800 explosivos de alta potência em 11 povoados da província de Latakia desde o início de julho, de acordo com o comandante, general Rafi Muhammad Magdi.


Tropas do Exército sírio (foto de arquivo)
Tropas sírias © Sputnik/ Mikhail Voskresensky

"Desde o início do mês, limpamos 11 povoados na área montanhosa da Latakia. Mais de 800 explosivos de alta potência foram desativados após a saída dos militantes", disse Magdi aos jornalistas, acrescentando que a região limpa está pronta para receber habitantes.

Durante a operação de desminagem, foi encontrado um estoque com mais de 30 sistemas de mísseis pesados antitanque norte-americanos, acrescentou o militar.

Ninguém ficou ferido durante a operação, disse Magdi, notando que todos os militares foram treinados no Centro Internacional de Ação Antiminas das Forças Armadas da Rússia.

O Centro Internacional de Ação Antiminas foi aberto em janeiro para treinar sapadores sírios e fornecer todo o equipamento necessário para desminar o território do país.

A Rússia, o Irã e a Turquia são os garantidores do cessar-fogo na Síria. Os países em questão assinaram um memorando sobre a criação de quatro zonas de segurança na Síria, que entrou em vigor no dia 6 de maio. Abrange a província de Idlib, uma parte do território vizinho de Latakia, Aleppo e Hama, a região nordeste da província de Homs, Ghouta oriental e determinadas zonas do sul da Síria, bem como as províncias de Daraa e Quneitra.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas