Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Equipe russa vence concurso internacional entre tropas de reconhecimento

A equipe russa saiu vitoriosa na competição internacional de especialistas em reconhecimento militar, que foi concluída hoje, 8 de agosto, na cidade de Novossibirsk, e realizada no âmbito dos Jogos Internacionais do Exército 2017.


Sputnik

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia, os militares russos conquistaram o 1º lugar em todas as cinco etapas do concurso.


Militar russo passando o `percurso de obstáculos` no concurso de tropas de reconhecimento no âmbito dos Jogos Internacionais do Exército
Militar russo no concurso de tropas de reconhecimento nos Jogos Internacionais do Exército © Sputnik/ Rostislav Netisov

“Na classificação geral, a Rússia ocupou o 1º lugar, no 2º ficou a China e a 3ª posição foi ocupada pela equipe do Uzbequistão”, disse uma fonte.

Hoje foi concluída a última etapa da competição – saída do grupo de reconhecimento para a área de coleta após o cumprimento da missão que consistia em explodir o alvo inimigo, superação de obstáculos em água, condução de carro blindado, assim como realização de marcha militar e organização de comunicação e transmissão de dados obtidos através do reconhecimento.

A equipe russa se tornou a melhor entre todas nas quatro etapas anteriores da competição – salto e pouso de paraquedas e preparação de emboscada, concurso de motoristas-mecânicos, percurso de obstáculos e tiro ao alvo.

A competição contou com a participação das equipes da Armênia, Bielorrússia, Zimbábue, Cazaquistão, Uzbequistão, China e da Rússia. A cerimônia de encerramento e de entrega dos prêmios será realizada no dia 10 de agosto.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas