Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

ONG: EUA mobiliza terroristas no sul da Síria para atacar Ghouta Oriental

Os militares norte-americanos estão mobilizando combatentes de diversos grupos armados com objetivo de atacar os subúrbios orientais de Damasco, disse à Sputnik o chefe da rede de direitos humanos na Síria, Ahmad Kazem.
Sputnik

"Neste momento os EUA estão juntando os combatentes do Daesh e outros grupos, inclusive os de Idlib, e tenta os transferir para At-Tanf e depois para Ghouta Oriental (subúrbio de Damasco), com objetivo de se contrapor ao exército sírio, que pretende liberar a região dos terroristas", disse Kazem. 


Segundo o defensor dos direitos humanos, os financiadores da Arábia Saudita ordenaram que os terroristas já localizados em Guta Oriental empreendam o máximo dos esforços para resistir às tropas de Damasco.

"Eles continuarão a atacar Damasco de forma caótica com seus morteiros", acrescentou o entrevistado.

Os terroristas, que tomaram o subúrbio oriental de Damasco, continuam a disparar contra os bairros centrais e residenciais da capital síria. Nesta qui…

Drone encontrado por militares ucranianos é prova da presença russa em Donbass?

As forças de segurança ucranianas afirmam que na região de Donbass caiu um veículo não tripulado Orlan de produção russa, frisando que isso prova o envolvimento russo no conflito regional. Os especialistas explicam se estas declarações são justificadas.


Sputnik

Primeiramente, a informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da operação militar ucraniana em Donbass. Os militares ucranianos afirmam que estes drones são usados frequentemente em Donbass para efetuar operações de reconhecimento e controle de fogo.


Drone Orlan-10
Drone Orlan-10 © Sputnik/ Evgeny Biyatov

Em uma conversa com a Sputnik, o especialista em assuntos militares Konstantin Sivkov afirmou que o Orlan-10 é um drone de venda livre, exportado em grandes quantidades.

"O Orlan-10 é um drone de dupla utilização militar e civil. Ele é largamente utilizado a nível civil, é vendido livremente e é exportado em quantidades praticamente ilimitadas", explicou.

Sivkov ressaltou que este veículo não tripulado é usado nos mais diversos campos: em obras de construção, em patrulhamento de regiões de difícil acesso, nos sistemas de combate ao fogo e em situações de emergência.

O vice-chefe do Comitê Internacional do Conselho da Federação da Rússia, Andrei Klimov, falou com o RT e não descartou que tais informações possam ser uma provocação.

"Não excluo uma provocação, que algum veículo possa ter sido deliberadamente apresentado como um armamento russo, tomando em conta toda a desinformação que Kiev continua difundindo por todo o mundo sobre a presença fictícia de tropas russas no território ucraniano", disse o senador.


Postar um comentário