Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

EUA começaram a transportar sistemas THAAD adicionais para Coreia do Sul

Militares norte-americanos começaram a transportar quatro sistemas adicionais THAAD de defesa antimísseis a partir da base dos EUA na cidade sul-coreana de Osan ao lugar acordado de instalação, informa a agencia Yonhap.


Sputnik

Cerca de dez veículos saíram da base de Osan às 00h32, horário local (12h32, horário de Brasília). A coluna está sendo acompanhada pela polícia local, segundo a Yonhap. 


THAAD norte-americano chega para Coreia do Sul
THAAD norte-americano chega a Coreia do Sul © REUTERS/ USFK/Yonhap

Na quarta-feira (6), Seul informou sobre a instalação de quatro sistemas THAAD adicionais numa base norte-americana na Coreia do Sul após o teste nuclear realizado por Pyongyang no fim de semana passado. Os novos sistemas serão instalados na quinta-feira (7) na nova base em Seongju, a 300 quilômetros de Seul.

Em julho de 2016, após 5 meses de negociações, os EUA e a Coreia do Sul acordaram em instalar em território sul-coreano o sistema THAAD, que será usado para interceptar mísseis balísticos da Coreia do Norte, caso seja necessário.

A decisão tem causado preocupações da Rússia e da China, enquanto o Japão se expressou a favor desses planos, afirmando que a instalação do sistema contribuirá para a paz e estabilidade na região.


Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas