Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Especialistas: aumenta o risco de guerra entre os EUA, a Rússia e a China

O desenvolvimento de novos tipos de armas nucleares de "baixa potência" aumenta o risco de uma guerra entre os EUA, a Rússia e a China, segundo especialistas consultados por Newsweek.
Sputnik

O Pentágono está desenvolvendo dois novos tipos de armas nucleares, para acompanhar os progressos da Rússia e da China nesse terreno. Os especialistas tiveram acesso às minutas do projeto de doutrina nuclear norte-americana, que acusa Moscou e Pequim de ampliar as suas capacidades nucleares. 


Esse documento afirma a necessidade de "desenvolver e incorporar novos meios de contenção e de defesa dos objetivos, quando a contenção não funciona".

Entre outras medidas, o projeto revela a intenção de desenvolver ogivas nucleares de baixa potência para mísseis Trident, utilizados por submarinos da classe Ohio. Além disso, o departamento de Defesa dos EUA planeja desenvolver um míssil nuclear de baixa potência para suas bases marítimas.

O Pentágono considera o atual arsenal nuclear a disposi…

EUA começaram a transportar sistemas THAAD adicionais para Coreia do Sul

Militares norte-americanos começaram a transportar quatro sistemas adicionais THAAD de defesa antimísseis a partir da base dos EUA na cidade sul-coreana de Osan ao lugar acordado de instalação, informa a agencia Yonhap.


Sputnik

Cerca de dez veículos saíram da base de Osan às 00h32, horário local (12h32, horário de Brasília). A coluna está sendo acompanhada pela polícia local, segundo a Yonhap. 


THAAD norte-americano chega para Coreia do Sul
THAAD norte-americano chega a Coreia do Sul © REUTERS/ USFK/Yonhap

Na quarta-feira (6), Seul informou sobre a instalação de quatro sistemas THAAD adicionais numa base norte-americana na Coreia do Sul após o teste nuclear realizado por Pyongyang no fim de semana passado. Os novos sistemas serão instalados na quinta-feira (7) na nova base em Seongju, a 300 quilômetros de Seul.

Em julho de 2016, após 5 meses de negociações, os EUA e a Coreia do Sul acordaram em instalar em território sul-coreano o sistema THAAD, que será usado para interceptar mísseis balísticos da Coreia do Norte, caso seja necessário.

A decisão tem causado preocupações da Rússia e da China, enquanto o Japão se expressou a favor desses planos, afirmando que a instalação do sistema contribuirá para a paz e estabilidade na região.


Postar um comentário