Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia quer ajudar Iraque a combater curdos em Kirkuk

A Turquia informou nesta segunda-feira que estava pronta para ajudar o governo iraquiano a expulsar os combatentes curdos da cidade de Kirkuk, informou AFP.
Sputnik

Ancara teme que a eventual independência do Curdistão iraquiano pode desencadear movimentos semelhantes entre a população curda na Turquia e saudou a operação das forças iraquianas para expulsar as forças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de Kirkuk.


"Estamos prontos para qualquer forma de cooperação com o governo iraquiano de modo a acabar com a presença do PKK no território do Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

O Conselho de Segurança Nacional do Iraque afirmou neste domingo que considerará a presença de militares curdos em Kirkuk como um "declaração de guerra".

Na segunda-feira, as forças iraquianas tomaram amplos territórios nos arredores da cidade, bem como uma base militar, um aeroporto e um campo petrolífero.

Em 2014, as tropas peshmerga curdas …

Exército sírio cruza Eufrates a leste de Deir ez-Zor e avança contra Daesh

O exército sírio e forças aliadas cruzaram na segunda-feira (18) o rio Eufrates a leste de Deir ez-Zor e começaram a limpar os arredores na zona norte da cidade, informou um correspondente da Sputnik.


Sputnik

Equipes de engenheiros estabeleceram uma ponte de barcas que permitiu deslocar os destacamentos de assalto juntamente com equipamento bélico para a zona a norte de Deir ez-Zor após ter sido criado um perímetro de segurança de três quilômetros.


Militares sírios se preparando para cruzar o rio Eufrates na zona de Deir ez-Zor
Militares sírios na travessia do rio Eufrates © Sputnik/ Mikhail Alayeddin

Em questão de horas, destacamentos de assalto conseguiram expulsar os militantes do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia) de várias aldeias e continuam avançando, fazendo com que os extremistas recuem para norte, em direção à cidade de Al-Mayadeen.

O exército regular destruiu vários veículos artilhados do Daesh, eliminou mais de dez militantes, fez vários outros prisioneiros e destruiu posições de fogo.

No entanto, os terroristas continuam oferecendo forte resistência, tentando impedir o avanço das forças governamentais sírias.

Na semana passada, as tropas sírias venceram a resistência dos jihadistas perto do aeródromo de Deir ez-Zor, que estava cercado pelo Daesh desde janeiro do ano passado.

Em 17 de setembro, o exército sírio libertou o povoado de Al-Jaffrah do Daesh.


Postar um comentário