Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia quer ajudar Iraque a combater curdos em Kirkuk

A Turquia informou nesta segunda-feira que estava pronta para ajudar o governo iraquiano a expulsar os combatentes curdos da cidade de Kirkuk, informou AFP.
Sputnik

Ancara teme que a eventual independência do Curdistão iraquiano pode desencadear movimentos semelhantes entre a população curda na Turquia e saudou a operação das forças iraquianas para expulsar as forças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de Kirkuk.


"Estamos prontos para qualquer forma de cooperação com o governo iraquiano de modo a acabar com a presença do PKK no território do Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

O Conselho de Segurança Nacional do Iraque afirmou neste domingo que considerará a presença de militares curdos em Kirkuk como um "declaração de guerra".

Na segunda-feira, as forças iraquianas tomaram amplos territórios nos arredores da cidade, bem como uma base militar, um aeroporto e um campo petrolífero.

Em 2014, as tropas peshmerga curdas …

Irã ataca com drones posições do Daesh na fronteira entre Iraque e Síria

Drones da Guarda Revolucionária Iraniana realizaram uma série de ataques contra posições jihadistas na fronteira da Síria com o Iraque, segundo informou a rede de televisão estatal neste domingo.


Sputnik

De acordo com a mídia local, os bombardeios destruíram várias instalações do grupo extremista Daesh, além de um grande número de veículos utilizados pelos militantes.


Militantes do Daesh na fronteira Síria-Iraque (arquivo)
Terroristas do Daesh em veículos norte-americanos na fronteira entre Síria e Irã © AFP 2017/ ALBARAKA NEWS

Em junho, o Irã lançou um ataque com mísseis contra posições terroristas na província de Deir Ez-Zor em represália por um duplo atentado realizado pelos jihadistas em Teerã, que deixou 18 mortos e dezenas de feridos. Depois desses eventos, as autoridades iranianas anunciaram o início de uma nova fase na luta do país contra o terrorismo.

Junto com a Rússia e o Hezbollah, do Líbano, o Irã é um dos principais aliados do presidente sírio, Bashar Assad, no combate aos terroristas na Síria.


Postar um comentário