Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

O que Coreia do Norte e EUA discutiram em 'reunião secreta' na Suíça?

Representantes de Coreia do Norte e Estados Unidos realizaram uma reunião "secreta" na Suíça nesta semana, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pelo canal de TV japonês NHK.


Sputnik

Segundo a reportagem, o encontro aconteceu nos bastidores da a Terceira Conferência dos Estados-Parte para o ATT (Tratato sobre o Comércio de Armas), que reúne mais de uma centena de nações em solo suíço nesta semana.


Representantes norte-americano e norte-coreano que teriam se reunido secretamente | Reprodução

A reunião colocou frente a frente Choe Kang-il, vice-diretor geral de Assuntos Norte-Americanos no Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte, e Evans Revere, ex-vice-secretário-adjunto do Departamento de Estado dos EUA, de acordo com a NHK.

A apuração da emissora japonesa não conseguiu desvendar oficialmente o motivo do encontro entre os representantes dos dois países, mas é "provável" que o aumento das tensões entre os dois países tenha estado no centro das conversas entre os dois.

A situação se deteriorou ainda mais no início deste mês, quando Pyongyang conduziu o sexto teste nuclear da história norte-coreana, o mais poderoso já registrado até aqui. Segundo o governo do país, tratou-se de um teste com uma bomba de hidrogênio.

A NHK informou ainda que Choe foi questionado logo após a reunião por vários jornalistas, porém ele manteve o silêncio e não falou com a imprensa.

Esta não é a primeira vez que encontros reservados entre representantes norte-coreanos e estadunidenses são revelados. Em junho, o The Wall Street Journal revelou que autoridades dos dois países vêm mantendo encontros secretos há mais de um ano.


Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas