Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

PropHiper - Mais rápido do que uma bala

Pesquisadores brasileiros desenvolvem veículo aéreo que se deslocará em velocidade hipersônica
DefesaNet

Se tudo correr como planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5.
Mach é uma unidade de medida de velocidade correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).

Além do motor hipersônico, o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde o motor será instalado. Batizado de 14-X, …

Opinião: Turquia começa a se orientar para Rússia em vez da OTAN

Analista militar Konstantin Sivkov declarou ao serviço russo da Rádio Sputnik que Ancara é atraída para a Rússia no domínio técnico-militar.


Sputnik

O presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan declarou que Ancara efetuou o primeiro depósito pelos sistemas de mísseis S-400, informa o jornal turco Hurriyet.

Istambul, Turquia, funcionário de uma loja manuseia bandeira da Rússia
Funcionário de uma loja em Istambul, Turqui, manuseia a bandeira da Rússia © AP Photo/ Thanassis Stavrakis

"Os nossos amigos já assinaram o acordo sobre os S-400. Segundo sei, já foi realizado o primeiro depósito. O processo continuará com a concessão de um crédito russo para nós. Eu e o senhor Putin estamos sintonizados sobre esse assunto", informou aos jornalistas o presidente turco após seu regresso do Cazaquistão.

"A Turquia decidiu comprar sistemas russos S-400 e o acordo já foi celebrado, a Turquia vai receber estes sistemas de mísseis. Isso significa que a Turquia começa se orientando para a Rússia no domínio técnico militar e não para a OTAN. Isso enfraquece as posições da OTAN na Turquia", comunicou o analista russo Konstantin Sivkov ao serviço russo da Rádio Sputnik.

De acordo com ele, se estão formando condições para que a Turquia se torne um membro "fraco" da OTAN no sentido estratégico, ela vai se orientar mais para a Rússia. Isso seria uma perda importante para os EUA, que controlam a Europa através da OTAN.

Postar um comentário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas