Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

'Sangue e caos': príncipe saudita chama Trump de 'oportunista' por decisão sobre Jerusalém

O ex-chefe da inteligência saudita, o Príncipe Turki al-Faisal, criticou o reconhecimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de Jerusalém como a capital de Israel, em uma das mais acentuadas reações do reino aliado de Washington no Oriente Médio.
Sputnik

Em uma carta a Trump publicada em um jornal saudita nesta segunda-feira, o príncipe Turki, um ex-embaixador em Washington que agora não ocupa nenhum cargo do governo, mas continua influente, chamou a decisão de uma estratagema política doméstica que provocaria violência.


"O derramamento de sangue e o caos definitivamente seguirão sua tentativa oportunista de ganhar eleitoralmente", escreveu o príncipe Turki em uma carta publicada no jornal saudita al-Jazeera.

Trump inverteu décadas de política dos EUA e virou do consenso da crítica internacional na semana passada, reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel. A maioria dos países diz que o status da cidade deve ser deixado para negociações entre Israel e os pales…

Seminários abordam participação do Brasil na MINUSTAH

Dois seminários com foco na participação do Brasil na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) serão realizados nos meses de outubro e novembro



Forças Terrestres

Brasília, 25/9/2017 – Os seminários são: o Simpósio Internacional “Brasil no Haiti, um Caso de Sucesso”, e o Seminário Internacional “13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas”. As inscrições para os dois eventos são gratuitas.




O primeiro Simpósio, “Brasil no Haiti, um Caso de Sucesso”, contará com militares das Forças Armadas do Brasil que irão apresentar a experiência adquirida na MINUSTAH para a construção da visão sinérgica sobre a participação do País na Missão. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Auditório do Comando Militar do Planalto, em Brasília (CMP/DF). As inscrições já estão abertas.

O Simpósio permitirá identificar o amadurecimento individual e institucional dos envolvidos na Missão. Serão abordados temas como: “Estratégias Institucionais e sua aplicação operacional e tática”; “Desafios e oportunidades, individuais e institucionais”; e “Lições Aprendidas”.

Os interessados em participar do Simpósio podem se inscrever, até o dia 9 de outubro, pelo site do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (http://www.ccopab.eb.mil.br/). Informações adicionais podem ser obtidas com o capitão André Nunes, que está disponível nos telefones (21) 2457-0515 (R. 208) / (21) 98019-2670 (WhatsApp) e e-mail simposioccopab2017@gmail.com.

“13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas”

Já o Seminário Internacional “13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas” será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Escola de Operações de Paz de Caráter Naval), no Rio de Janeiro.

O objetivo do Seminário é analisar a participação brasileira na MINUSTAH, identificar as principais lições aprendidas e apresentar as perspectivas futuras para as Operações de Paz do Brasil.

Fazem parte da programação os painéis: “Os primeiros desafios – o planejamento e o início da missão”; “A logística do Brasil na MINUSTAH”; “O Brasil e o futuro das Operações de Paz”; entre outros.

As inscrições terão início no dia 2 de outubro e poderão ser feitas pelo site http://www.semhaiti13.defesa.mil.br/.

Brasil no Haiti


A atuação das Forças Armadas do Brasil na MINUSTAH durou 13 anos. O 26º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti (CONTBRAS), responsável por encerrar a Missão, começou a retornar ao Brasil na madrugada do último sábado (23).

Mais de 37 mil militares brasileiros estiveram na Operação de Paz no Haiti desde o início da Missão, em 2004, e enfrentaram consideráveis desafios, tais como: a pacificação de Cité Soleil, no início da missão, e atuação nos episódios do terremoto em 2010 e do Furacão Mathew, em 2016.

Serviço:

Simpósio Internacional “Brasil no Haiti, um Caso de Sucesso”

Data: 18 e 19/10
Local: Auditório do Comando Militar do Planalto
Inscrições: abertas até o dia 9/10 pelo site do CCOPAB

Informações adicionais: (21) 2457-0515 (R. 208) / (21) 98019-2670 (WhatsApp) e e-mail simposioccopab2017@gmail.com

Seminário Internacional “13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas”

Data: 28 e 29/11
Horário: 7h30 às 17h15
Local: Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Escola de Operações de Paz de Caráter Naval/ RJ)
Inscrições: a partir do dia 2/10
Informações: http://www.semhaiti13.defesa.mil.br/

Postar um comentário