Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Qual será resposta síria a novos mísseis 'inteligentes' dos EUA?

A cada declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre seus "mísseis inteligentes", os sistemas de defesa antiaérea sírios terão sua própria resposta de mísseis, o que foi demonstrado pelo país em 14 de abril, assegurou à Sputnik o membro do Conselho Público junto ao Ministério da Defesa da Rússia, Igor Korotchenko.
Sputnik

Mais cedo, Sergei Rudskoy, chefe da Direção-Geral Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas russas, disse aos jornalistas que os especialistas russos tinham detectado evidências de 22 mísseis terem atingido alvos, de um total de 105 anunciados pelos EUA, na sequência do ataque aéreo dos EUA e seus aliados.


"Os mísseis podem ser 'inteligentes', mas os sistemas da defesa antiaérea podem ser eficientes, por isso, para cada míssil 'astuto' haverá um míssil guiado, o que foi demonstrado pelo ótimo treinamento profissional dos soldados sírios. Nas declarações de Trump há muita publicidade, e para cada tweet de Trump sobre seus '…

Suspensão de voos para Erbil é bloqueio do governo iraquiano, dizem autoridades curdas

O governo regional do Curdistão considerou a decisão das autoridades iraquianas de suspender voos para a região autônoma como uma "punição coletiva" e um bloqueio, de acordo com um comunicado publicado no site do governo no sábado.


Sputnik

Na noite de sexta-feira, todos os voos internacionais de e para os aeroportos de Erbil e Sulaymaniyah foram suspensos pela Autoridade de Aviação Civil do Iraque (ICAA). A decisão de voos seguiu a recusa do governo do Curdistão em transferir o controle dos postos fronteiriços regionais do Curdistão e dos aeroportos para o governo central iraquiano após um referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, realizada no início desta semana.


Erbil International Airport. (File)
CC BY-SA 2.0 / Jeffrey Beall / Erbil International Airport

"O fechamento dos aeroportos da região do Curdistão é um castigo coletivo e um bloqueio contra toda a população do Curdistão. Demonstra as continuadas violações legais e humanitárias contra o povo curdo, sob o pretexto de impor a autoridade federal iraquiana", disse o porta-voz do governo curdo Safeen Dizayee disse, como citado no comunicado.

Dizayee enfatizou que o encerramento do espaço aéreo do Curdistão evitaria o transporte de civis e soldados feridos em batalhas com o grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) que atua na região. Muitas famílias curdas, cristãs e sunitas não poderão se reunir com seus parentes, acrescentou.

A votação sobre a independência do Curdistão iraquiano ocorreu na segunda-feira e resultou em 92,7% dos eleitores a favor da independência da região autônoma em relação a Bagdá. O referendo foi fortemente oposto por Bagdá, bem como pelo Irã e pela Turquia.


Postar um comentário