Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin passa para Trump a responsabilidade de resolver conflito na Síria

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, passou a bola para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja o responsável por resolver o conflito na Síria.
EFE

Helsinque - Em entrevista coletiva conjunta realizada nesta segunda-feira, em Helsinque, após a primeira cúpula entre os dois líderes, Putin também deu para Trump uma bola oficial da Copa do Mundo.

"No que se refere ao fato de a bola da Síria estar no nosso telhado, senhor presidente, o senhor acaba de dizer que organizamos com sucesso o Mundial de Futebol. Portanto, quero agora entregar esta bola. Agora, a bola está do seu lado", disse Putin.

O presidente russo fazia uma referência a uma frase do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que havia afirmado que a bola para resolver o conflito na Síria estava no telhado do Kremlin.

Trump agradeceu pelo presente e disse estar confiante de que EUA, México e Canadá organizarão em 2026 uma Copa do Mundo tão bem-sucedida como a da Rússia.

Na sequência, o presidente americ…

'Elite dos blindados': Síria apresenta veículo soviético raríssimo

As fotos das operações da 4ª divisão de tanques do Exército Árabe Sírio na província de Hama mostram um veículo de fabricação soviética legendário, muito raramente visto em campos de batalha contemporâneos.


Sputnik

Trata-se do veículo de transporte blindado de infantaria BTR-50, construído em 1954 e fabricado em massa nos anos 70.


Veículo de transporte blindado BTR-50 (foto de arquivo)
BTR-50-batey-haosef / CC BY-SA 3.0 / Bukvoed

O BTR-50 no leste de Hama

Os blindados deste tipo são veículos anfíbios com capacidade de transportar até 20 soldados e de atingir velocidade de 45 km/h em terra e até 14 km/h em água.

Segundo a mídia russa Vestnik-RM, a modificação usada pelos militares sírios, o BTR-50PU, é ainda mais rara.


Reprodução Twitter

É um veículo de comando que se diferencia da versão básica graças aos sistemas de comunicação, equipes de vigilância de 360 graus e maior proteção.

Os blindados deste tipo fizeram parte do Exército Vermelho soviético por mais de 40 anos antes de serem enviados aos armazéns no fim do século XX devido a sua percebida obsolescência.

No entanto, a foto demostra que esses veteranos "eternos" seguem servindo na Síria: há fotos das unidades do BTR-50 tanto no Exército Sírio como nas mãos da oposição e dos terroristas.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas