Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia acionará judicialmente os EUA, caso entregas dos F-35 sejam bloqueadas

Segundo o porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalin, a Turquia recorrerá a medidas jurídicas caso as entregas dos F-35 sejam bloqueadas pelos EUA.
Sputnik

Ibrahim Kalin citou para a mídia turca que "não é nada fácil rescindir este contrato, somos parte de um contrato multilateral, cumprimos com todas as exigências e pagamos, caso os EUA não cumpram, recorreremos à lei".

O Congresso americano decidiu recentemente suspender as entregas dos caças americanos de quinta geração F-35 à Turquia devido aos planos de Ancara de adquirir o sistema de defesa antiaérea russo S-400, além de ameaçá-la com sanções em diversas ocasiões, como citado em artigo da Sputnik Mundo.

O avançado sistema antiaéreo S-400 Triumph (SA-21 Growler, na classificação da OTAN) é capaz de abater alvos aéreos com tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos táticos e táticos-operacionais, tem um alcance de até 400 km e pertence à geração 4+, sendo duas vezes mais eficaz que seus antecessores.

Os se…

EUA fazem apelo para Iraque evitar escalada do conflito com curdos

O Pentágono fez um apelo neste domingo às forças iraquianas e curdas para "evitar ações escalonadas" e para encaminhar um diálogo para desarmar as tensões e resolver as diferenças entre as partes.


Sputnik

"Nós nos opomos à violência de qualquer partido e fazemos um apelo contra as ações desestabilizadoras que se distraem da luta contra o Daesh [Estado Islâmico] e ainda pioram a estabilidade do Iraque", disse a porta-voz do Pentágono, Laura Seal.


Combatentes curdas na província iraquiana de Kirkuk.
Mulheres combatentes curdas em Kirkuk, Iraque © Sputnik/ Sara Nureddin

"Continuamos a apoiar um Iraque unificado", disse ela. "Apesar da desafortunada decisão do governo regional do Curdistão de prosseguir um referendo unilateral, o diálogo continua a ser a melhor opção para desarmar tensões e problemas de longa data, de acordo com a Constituição iraquiana".

A porta-voz também pediu que todos os atores na região focassem na ameaça comum do grupo terrorista Daesh e evitassem tensões entre o povo iraquiano.

Tanto as forças iraquianas quanto as forças curdas foram treinadas e armadas pelos Estados Unidos.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas