Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Avança ofensiva antiterrorista do Exército sírio no sul de Damasco

O exército sírio avançou hoje em sua ofensiva contra os terroristas do grupo Estado Islâmico ao destruir túneis e trincheiras erguidas na localidade de Hayyar Asswad e no Acampamento de Refugiados Palestinos de Yarmouk.
Prensa Latina

Damasco - Segundo fontes militares, com os ataques aos refúgios dos radicais do Estado Islâmico e da Frente al-Nusra, as tropas governamentais limitaram os movimentos dos takfiristas entre Qadam e Hayyar Asswad, no sul de Damasco.


De acordo com os informes, nas últimas horas o Exército tomou o controle das instalações de Joura, na parte oriental do bairro Qadam, e avançou nos distritos de Yalda e Bebila, vizinhos de Yarmouk.

Desde a última quinta-feira, a aviação síria e tropas terrestres realizam fortes bombardeios contra os grupos extremistas, com a determinação de libertar as áreas que esses grupos ocupam atualmente.

Até o momento, um elevado número de jihadistas, entre eles cinco cabeças emires, foram abatidos pelas tropas governamentais em aliança com br…

Polícia Federal iraquiana ocupa edifício administrativo da província de Kirkuk

Policiais federais do Iraque ocuparam o edifício da administração governamental da província de Kirkuk sem resistência alguma, declarou à Sputnik um dos oficiais do edifício.


Sputnik

De acordo com ele, na manhã dessa segunda-feira (16), a maioria dos funcionários da administração da província, incluindo seu governador, Najmiddin Karim, saiu do edifício e partiu em direção ao território de autonomia curda.


Forças iraquianas continuam avançando em Kirkuk
Tropas iraquianas avançam em Kirkuk © AFP 2017/ Ahmad Al-Rubaye

"As forças da Polícia Federal entraram no edifício da administração da província sem encontrar resistência alguma", afirmou um funcionário administrativo e conhecedor da situação.

Segundo ele, as forças federais controlaram "outros prédios importantes" do território da cidade.

Na madrugada do domingo (15), o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, ordenou ao exército e à polícia do país para assegurar a segurança das bases e instalações federais em Kirkuk. As Forças Armadas do Iraque partiram em direção à cidade.

Mais tarde na segunda-feira (16), militares iraquianos comunicaram que tinham estabelecido controle sobre várias jazidas de petróleo – Leilan, Baba-Karkar, Bai Hasan – sobre vários subúrbios da Kirkuk, base aérea K1, aeroporto e sobre outras instalações importantes.

O conflito entre Bagdá e a autonomia curda em torno da província de Kirkuk se iniciou depois do referendo sobre a independência que os curdos realizaram em 25 de setembro sem autorização das autoridades iraquianas.


Postar um comentário