Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Rei saudita elogia postura de Donald Trump em relação ao Irã

O rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita elogiou em conversa telefônica a estratégia adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao Irã, segundo informou a mídia local neste domingo.


Sputnik

De acordo com o Al Arabiya, o líder saudita teria afirmado que a atual administração dos EUA reconhece os desafios e ameaças impostos pelos iranianos, destacando a necessidade de adotarem ações conjuntas contra o terrorismo, que, segundo Salman, teria em Teerã o seu principal financiador. 


Presidente dos EUA, Donald Trump, é recebido pelo rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, em Riad, na Arábia Saudita (arquivo)
Donald Trump e o rei saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud © REUTERS/ Jonathan Ernst

Trump, por sua vez, agradeceu o apoio e garantiu que os Estados Unidos estão prontos para trabalhar com seus parceiros para alcançar a paz e a segurança no mundo.

Na última sexta-feira, o chefe de Estado norte-americano anunciou que seu governo não iria certificar o cumprimento, pelo Irã, do Plano de Ação Conjunto Global, referente ao acordo nuclear firmado entre Teerã e o grupo do P5 + 1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia). Segundo Trump, os iranianos, ao contrário do que afirmaram os inspetores internacionais, teriam violado regras do pacto, firmado em 2015 na Áustria.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas