Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

No decorrer da operação Ramo de Oliveira será criada zona de segurança na Síria

O primeiro-ministro turco Binali Yildirim anunciou a criação, durante a operação militar turca na província síria de Afrin, de uma faixa de segurança de 30 quilômetros.
Sputnik

O premiê, citado pela emissora Haberturk, adiantou também que a operação seria efetuada em quatro etapas.


"A operação vai decorrer em 4 etapas com o objetivo de criar uma faixa de segurança de 30 quilômetros, que será limpa de terroristas", disse o político, citado pela emissora NTV.

Yildirim adiantou que até agora não há mortos ou feridos entre o contingente turco que realiza a operação.

Mais cedo, o Estado-Maior da Turquia anunciou o início da operação "Ramo de Oliveira" contra os grupos curdos na província síria de Afrin, que começou precisamente às 14h00 locais (12h00 no horário de Brasília). De acordo com a entidade militar, a operação conta com a participação de 72 aviões, enquanto 108 dos 113 alvos planejados já foram eliminados. Há poucos dias, o premiê turco, Binali Yildirim, havia avanç…

Rússia pode vir a instalar mais mísseis Iskander no oeste do país

Rússia pode vir a instalar mais sistemas de mísseis táticos Iskander em seu enclave ocidental Kaliningrado e em outras zonas como resposta às ações dos EUA nos países bálticos, declarou o chefe do Comitê de Defesa da Duma de Estado da Rússia, Vladimir Shamanov.


Sputnik

"É muito possível que [sejam instaladas] não só as unidades, mas também meios de destruição, por exemplo, reforço dos mísseis Iskander, incluindo em Kaliningrado", disse.


Sistema de mísseis Iskander, foto de arquivo
Sistema de mísseis russo Iskander © Sputnik/ Alexander Vilf

No entanto, o presidente do Comitê de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação da Rússia, Konstantin Kosachev, declarou em 12 de outubro que a Rússia espera explicações dos EUA e da OTAN por terem instalado unidades militares perto da fronteira russo-polonesa.

A 2ª brigada blindada dos EUA desembarcou na Polônia para apoiar as forças da 3ª brigada, antes instalada no país, fazendo com que a participação dos EUA alcançasse nível da divisão blindada.

Em julho de 2016, a OTAN aumentou sua presença militar sem precedentes no Leste Europeu ao instalar quatro batalhões multinacionais, de mais de 1.000 soldados cada, na Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia.

Ao mesmo tempo, o bloco militar continua instalando elementos de sistemas antimísseis dos EUA na Europa.

Em maio de 2016, instalou o sistema norte-americano Aegis Ashore – sistema antimíssil da OTAN – na base de Deveselu, Romênia, a cerca de 600 quilômetros a oeste da península russa da Crimeia.

O Pentágono está construindo outra instalação semelhante com radares e mísseis interceptores na localidade polonesa de Redzikowo a 190 quilômetros do enclave russo de Kaliningrado.


Postar um comentário