Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

TOA - MPF quer que Exército consulte indígenas antes de instalar microcentral hidrelétrica no Tumucumaque

Comunidades indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada sempre que empreendimentos afetem seu território
MPF | DefesaNet

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que determine à União, na figura do Exército Brasileiro, não instalar microcentral hidrelétrica na terra indígena do Parque do Tumucumaque (AP), até que sejam atendidos todos os requisitos constitucionais para a exploração de recursos hídricos em terra indígena. Além disso, há também a necessidade de avaliação dos impactos socioambientais do empreendimento, bem como a consulta livre, prévia e informada aos indígenas. A ação foi protocolada em 11 de outubro.

A microcentral tem o objetivo de fornecer energia elétrica para propiciar autonomia ao pelotão, composto por 45 militares, localizado na faixa de fronteira entre Brasil e Suriname, no parque do Tumucumaque. Atualmente, os militares contam apenas com oito horas diárias de energia elétrica, dependendo integralmente de geradores a diesel, óleo cujo trans…

Rússia realiza exercício com forças nucleares estratégicas e míssil Topol (VÍDEO)

A Rússia realizou nesta quinta-feira um exercício militar envolvendo suas forças nucleares estratégicas, durante o qual foi disparado um míssil balístico intercontinental Topol.


Sputnik

"Do cosmódromo estatal de testes de Plesetsk (Arkhangelsk), a Força Estratégica de Mísseis lançou um míssil intercontinental Topol contra o polígono de Kura (península de Kamchatka)", informou o Ministério da Defesa em comunicado. 


Míssil balístico intercontinental (ICBM) Topol, da unidade de mísseis de Novossibirsk (arquivo)
Míssil russo intercontinental Topol-M © Sputnik/ Aleksandr Kryazhev

No exercício, segundo a nota, um submarino nuclear da Frota do Pacífico também lançou, de forma simultânea, dois mísseis balísticos das águas do mar de Okhotsk contra o polígono de Chizha, em Arkhangelsk, enquanto outro submarino nuclear, da Frota do Norte, lançou um míssil balístico do mar de Barents também contra o polígono de Kura.

Ainda de acordo com a Defesa russa, também participaram das atividades bombardeiros estratégicos Tu-160, Tu-95MS e Tu-22M3, que dispararam mísseis de cruzeiro contra diferentes alvos.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas