Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Erdogan diz que Turquia continuará operação na Síria, pactuada com Moscou

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira que seu país não interromperá sua operação militar lançada no sábado contra as milícias curdas aliadas dos Estados Unidos no norte da Síria e insistiu que esta operação está pactuada com a Rússia.
EFE

"Não vamos retroceder em Afrin. Falamos com os russos e há consenso", disse o político islamita em relação à região do norte da Síria nas mãos das milícias curdas Unidades de Proteção do Povo (YPG), que Ancara considera terroristas e aliadas da guerrilha curda da Turquia, o PKK.


Erdogan voltou a acusar os EUA de armar e apoiar as YPG, aliadas de Washington contra o grupo jihadista Estado Islâmico.

"Não são honestos conosco. Continuaremos o nosso caminho no marco das conversações que mantemos com a Rússia", apontou.

"Queríamos comprar armas (com os EUA). Não nos deram e entregaram as mesmas armas a organizações terroristas. Que tipo de aliança estratégica é essa?", afirmou o presidente da T…

Exército Brasileiro finaliza restruturação do Sistema DQBRN

No mês de novembro, ocorreu o encerramento do Projeto de Reestruturação do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx), que teve início no ano de 2013.


Guilherme Wiltgen | Defesa Aérea & Naval


Ao longo de suas atividades, o Projeto contou com representantes do Estado-Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres (COTER), Comando Logístico, Gabinete do Comandante do Exército, Departamento-Geral do Pessoal, Departamento de Educação e Cultura do Exército, Departamento de Ciência e Tecnologia e das organizações militares de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (DQBRN). Reuniões sistêmicas ocorreram nesse período, para o amplo debate das necessidades e oportunidades de melhoria das atividades especializadas.


Foto EB

Cabe destacar que os integrantes do Projeto contribuíram para as ações realizadas para o emprego da DQBRN nos Grandes Eventos ocorridos no Brasil, no dimensionamento dos escalões de DQBRN do Exército Brasileiro e no aperfeiçoamento da doutrina em vigor.

Dentre os objetivos que se desejava alcançar, estavam:

a. promover a efetiva reestruturação do SisDQBRNEx no âmbito do Exército Brasileiro, ampliando sua capacidade de atuar com eficácia e eficiência nas atividades de DQBRN;

b. criar as condições necessárias para que, ao final do projeto, as atividades de DQBRN prossigam como um macroprocesso dentro da estrutura do Exército Brasileiro; e

c. criar Centros de Excelência acreditados por organismos nacionais ou internacionais para capacitação de recursos humanos, desenvolvimento de doutrina em DQBRN, identificação de agentes QBRN, assistência aos atingidos por aqueles agentes, ensaio e certificação de equipamentos, produção e desenvolvimento de material especializado.

A partir de agora, as ações do projeto serão continuadas por meio do SisDQBRNEx. O Sistema tem, no COTER, o seu órgão central que atua por meio de assessorias especializadas e na condução do preparo e emprego das organizações militares de DQBRN. Tem, ainda, por atribuição, planejar, coordenar e controlar a execução das Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) relacionados ao adestramento específico de DQBRN, estabelecendo as metas para avaliação dessas atividades.


Postar um comentário