Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin passa para Trump a responsabilidade de resolver conflito na Síria

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, passou a bola para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja o responsável por resolver o conflito na Síria.
EFE

Helsinque - Em entrevista coletiva conjunta realizada nesta segunda-feira, em Helsinque, após a primeira cúpula entre os dois líderes, Putin também deu para Trump uma bola oficial da Copa do Mundo.

"No que se refere ao fato de a bola da Síria estar no nosso telhado, senhor presidente, o senhor acaba de dizer que organizamos com sucesso o Mundial de Futebol. Portanto, quero agora entregar esta bola. Agora, a bola está do seu lado", disse Putin.

O presidente russo fazia uma referência a uma frase do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que havia afirmado que a bola para resolver o conflito na Síria estava no telhado do Kremlin.

Trump agradeceu pelo presente e disse estar confiante de que EUA, México e Canadá organizarão em 2026 uma Copa do Mundo tão bem-sucedida como a da Rússia.

Na sequência, o presidente americ…

Iraque anuncia vitória completa sobre o Daesh

No sábado (9), o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou a vitória completa sobre o grupo terrorista Daesh no território do seu país.


Sputnik

"Nossas Forças Armadas estabeleceram o controle total sobre a fronteira sírio-iraquiana e, por isso, anunciamos o fim da guerra contra o Daesh", declarou al-Abadi no âmbito de uma coletiva de imprensa.


Exército iraquiano nos arredores de Mossul
Tropas iraquianas em Mossul © Sputnik/ Hikmet Durgun

Ao mesmo tempo, o político iraquiano destacou que as forças governamentais do país também conseguiram retomar o controle sobre a fronteira com a Síria.

Além disso, o alto responsável político iraquiano sublinhou que o inimigo (Daesh) tinha surgido com objetivo de destruir a civilização. Não obstante, o Iraque "o venceu graças à sua unidade e determinação", derrotando os terroristas "em um prazo curto".

O grupo terrorista Daesh ocupou uma grande parte do Iraque em 2014, inclusive a segunda maior cidade do país — Mossul.

Em 2017, depois de uma ofensiva militar em grande escala, Mossul foi libertada, logo depois foram concluídas as operações militares em outros bastiões dos terroristas no país.

Na quinta-feira (7), o Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia tinha anunciado sobre a derrota completa dos terroristas do Daesh no território sírio.

Após a derrota do Daesh, os militares russos se concentrarão em observar o cumprimento do cessar-fogo.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas