Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA: sanções contra Venezuela servem como 'alerta para atores externos, incluindo Rússia'

Na última terça-feira (17), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, culpou a Rússia e a Venezuela pela crise de refugiados observada no país latino-americano.
Sputnik

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, anunciou nesta quarta-feira (17) que os EUA estão impondo uma nova rodada de sanções contra a Venezuela, acrescentando o banco central do país à lista de restrições. 

Segundo o conselheiro de Segurança Nacional, as sanções recém-aplicadas deveriam se tornar um alerta para "todos os atores externos, inclusive a Rússia".

Desde o início da crise política na Venezuela no início deste ano, os EUA impuseram várias rodadas de sanções, visando os setores petrolífero e bancário do país, bem como indivíduos ligados às autoridades do país.

A Venezuela está sofrendo grave crise política desde janeiro. Junto com outros países ocidentais, os EUA apoiam Juan Guaidó, que se proclamou presidente interino da Venezuela. Ao mesmo tempo, Rússia, China e Turquia, entre outros…

Presidente da Sérvia explica por que seu país não deseja fazer parte da OTAN

A Sérvia vai defender sua soberania sozinha, sem aderir a alianças militares, inclusive à OTAN, devido à história "complexa" das relações entre Belgrado e a Aliança, afirmou o presidente sérvio, Aleksandar Vucic.


Sputnik

"A Sérvia continua sendo o único país que deseja ter seu próprio exército e proteger a soberania; não desejamos participar de nenhuma aliança militar", afirmou ele durante palestra no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou.


Homem acena com uma bandeira contra a OTAN e União Europeia em Belgrado, Sérvia, 27 de março de 2016
Homem acena com uma bandeira conta a OTAN e a União Europeia em Belgrado, Sérvia © AFP 2017/ Alexa Stankovic

O líder sérvio acrescentou ter frisado inúmeras vezes nas cúpulas da OTAN que seu país não deseja fazer parte da Aliança Atlântica.

"A Sérvia não fará parte da OTAN. A Assembleia Nacional [parlamento sérvio] decidiu neutralidade militar, queremos defender nosso céu e nosso país por conta própria, trata-se de uma decisão de nosso povo", assinalou o presidente.

"Os eventos históricos, relacionados à OTAN, são pesados demais para fazer com que pensemos em aderir à Aliança Atlântica", acrescentou.

Aleksandar Vucic frisou que declara isso não somente em Moscou, mas em Washington também, e para ele, a Aliança entende sua mensagem.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas