Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Super Tucano em teste pela Força Aérea dos EUA sofre acidente

Queda sem causa ainda definida é má notícia para a fabricante brasileira, que disputa concorrência com americanos
Igor Gielow | Folha de S.Paulo

Um turboélice A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, caiu durante um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em um campo de provas do Novo México, na sexta (22).

Dois tripulantes conseguiram se ejetar. Segundo comunicado da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto não há detalhes do estado do segundo. A causa do acidente não foi divulgada.

O avião participa da fase final da competição para fornecimento de aviões leves para missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, os EUA querem adquirir 15 unidades, para depois expandir a até 120. Elas servirão para substituir o famoso A-10 Warthog (Javali, em inglês), um modelos subsônico a jato fortemente armado e blindado que opera desde 1977.

Os americanos estão procurando opções mais econômicas para a missão. Enquanto um A-10 tem sua hora-voo…

EUA deslocam 1.000 militantes curdos para a fronteira entre Turquia e Síria

O exército dos EUA teria deslocado cerca de 1.000 combatentes do Partido da União Democrática (PYD) Curdo para a região síria de Tel Abyad, na fronteira com a Turquia.


Sputnik

De acordo com a Agência Anadolu, o exército dos EUA realizou operações de reconhecimento na fronteira turco-síria antes da implantação das forças.


Tanques do exército da Turquia perto da fronteira síria
Tanques do exército turco na fronteira com a Síria © AFP 2018/ BULENT KILIC

Anteriormente, a coalizão liderada pelos EUA anunciou que iria estabelecer uma força de segurança na fronteira com 30.000 soldados controlada pelas Forças Democráticas da Síria e liderada pelas Unidades de Proteção Popular (YPG) curdas na Síria, o que já desencadeou críticas por parte da Turquia.

No entanto, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, afirmou mais tarde que os Estados Unidos não estavam criando uma força de segurança da fronteira, dizendo que a questão tinha sido "mal interpretada".

A Turquia ameaçou lançar uma operação em Afrin contra os combatentes curdos sírios na semana passada, depois que os EUA anunciaram sua decisão de começar a treinar uma força de segurança da fronteira.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas