Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

EUA e Ucrânia podem produzir armas em conjunto, diz Poroshenko

O presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, declarou nesta sexta-feira (26) que concordou com o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, durante uma reunião em Davos, sobre as novas etapas de cooperação na esfera da Defesa entre os dois países.


Sputnik

"Vemos hoje novas oportunidades de cooperação no domínio da defesa e concordamos hoje em certas etapas dessa cooperação", disse Poroshenko.


Exército da Ucrânia
Exército da Ucrânia © AP Photo/ Efrem Lukatsky

Ele observou que não se trata apenas do fornecimento de armas por parte dos EUA, mas também sobre produção conjunta, exercícios e outras questões.

Poroshenko destacou também que já está ciente das datas para o fornecimento de armas dos EUA para a Ucrânia, mas sem não divulgou para a imprensa.

"Conheço todas as datas e ninguém nos esconde. Como vocês entendem, como estamos falando de armas, de cooperação em Defesa, não é que eu não queira, mas não estou exatamente interessado em divulgar", disse Poroshenko.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas