Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Brasil comemora 20 anos do fim do conflito entre Peru e Equador

O Brasil irá comemorar nesta terça-feira os 20 anos do fim dos conflitos na fronteira entre Peru e Equador, que se prolongaram por quase 170 anos e que causaram várias guerras, tensões e enfrentamentos entre ambos os países.
EFE

Brasília - O Acordo Global e Definitivo de Paz entre Equador e Peru foi assinado em 26 de outubro de 1998 em Brasília, que voltará a ser palco de um encontro entre representantes dessas duas nações, mas agora para reafirmar "o valor e a eficácia da diplomacia e da solução pacífica de controvérsias", diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimônia contará com a participação do equatoriano José Ayala Lasso e do peruano Fernando de Trazegnies Granda, que eram os chanceleres de seus países na ocasião da assinatura e tiveram participação ativa nas negociações, e será presidido pelo ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Segundo a nota oficial, a comemoração "também evidencia, uma vez mais, a capacidade regional de responder e…

EUA prometem respeito aos interesses da Turquia na Síria

Os EUA estão levando em consideração os interesses da Turquia ao realizar suas operações militares na Síria e reconhecem a sua legitimidade, informou um comunicado do Pentágono.


Sputnik

Turquia, em diversas ocasiões, manifestou preocupações a respeito das atividades das tropas curdas, que controlam grandes territórios no norte e no ocidente da Síria.


Resultado de imagem para eua siria
Tropas dos EUA na Síria © AFP 2018/ AHMAD AL-RUBAYE

A Turquia teme que a atual situação na Síria possa vir a colaborar com o fortalecimento das tropas curdas, consideradas como terroristas por Ancara.

"As preocupações da Turquia na área de segurança são legítimas. Continuaremos sendo completamente transparentes em nossos contatos com a Turquia sobre os nossos esforços na Síria, voltados para a derrota do Daesh. Apoiamos o nosso aliado na OTAN e no combate contra o terrorismo ao redor do mundo", informou um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do Pentágono nesta quarta-feira.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas