Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Turquia acionará judicialmente os EUA, caso entregas dos F-35 sejam bloqueadas

Segundo o porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalin, a Turquia recorrerá a medidas jurídicas caso as entregas dos F-35 sejam bloqueadas pelos EUA.
Sputnik

Ibrahim Kalin citou para a mídia turca que "não é nada fácil rescindir este contrato, somos parte de um contrato multilateral, cumprimos com todas as exigências e pagamos, caso os EUA não cumpram, recorreremos à lei".

O Congresso americano decidiu recentemente suspender as entregas dos caças americanos de quinta geração F-35 à Turquia devido aos planos de Ancara de adquirir o sistema de defesa antiaérea russo S-400, além de ameaçá-la com sanções em diversas ocasiões, como citado em artigo da Sputnik Mundo.

O avançado sistema antiaéreo S-400 Triumph (SA-21 Growler, na classificação da OTAN) é capaz de abater alvos aéreos com tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos táticos e táticos-operacionais, tem um alcance de até 400 km e pertence à geração 4+, sendo duas vezes mais eficaz que seus antecessores.

Os se…

Forças Democráticas Sírias teriam derrubado helicóptero turco em Afrin

As Forças Democráticas da Síria (FDS) teriam derrubado um helicóptero turco na cidade síria de Afrin, comunicou o representante das FDS à Sputnik neste sábado (27).


Sputnik

Hoje de manhã, as FDS haviam informado que os militantes do grupo derrubaram dois drones de reconhecimento no povoado de Adama, situado no norte da Síria.


Helicóptero turco (foto de arquivo)
Helicóptero turco © AP Photo/ Selcan Hacaoglu

Os combatentes da FDS participaram também de escaramuças com uma escolta turca na área de Chia, província de Afrin, e com as forças turcas apoiadas pelo Exército Livre da Síria, em Qastal Maaf.

A operação turca Ramo de Oliveira começou em 20 de janeiro, em meio às crescentes tensões entre Ancara e Washington. Os EUA iniciaram recentemente a formação de uma força de segurança na fronteira síria, a ser constituída inclusive por combatentes das Forças Democráticas da Síria, ligadas às Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), que Ancara considera um grupo terrorista.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas