Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Forças Democráticas Sírias teriam derrubado helicóptero turco em Afrin

As Forças Democráticas da Síria (FDS) teriam derrubado um helicóptero turco na cidade síria de Afrin, comunicou o representante das FDS à Sputnik neste sábado (27).


Sputnik

Hoje de manhã, as FDS haviam informado que os militantes do grupo derrubaram dois drones de reconhecimento no povoado de Adama, situado no norte da Síria.


Helicóptero turco (foto de arquivo)
Helicóptero turco © AP Photo/ Selcan Hacaoglu

Os combatentes da FDS participaram também de escaramuças com uma escolta turca na área de Chia, província de Afrin, e com as forças turcas apoiadas pelo Exército Livre da Síria, em Qastal Maaf.

A operação turca Ramo de Oliveira começou em 20 de janeiro, em meio às crescentes tensões entre Ancara e Washington. Os EUA iniciaram recentemente a formação de uma força de segurança na fronteira síria, a ser constituída inclusive por combatentes das Forças Democráticas da Síria, ligadas às Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), que Ancara considera um grupo terrorista.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas