Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

OTAN se prepara para maiores exercícios militares desde 2002

A OTAN está se preparando para realizar seus maiores exercícios militares desde 2002. Trata-se dos Trident Juncture 2018, dos quais participarão mais de 40.000 militares de 30 países membros e parceiros da OTAN.
Sputnik

A fase principal das manobras irá ser realizada entre os dias 25 de outubro e 7 de novembro, na Noruega e áreas vizinhas, com exercícios preliminares nas águas ao largo da costa da Islândia de 15 a 17 de outubro.

Defender-se contra 'qualquer ameaça em qualquer momento'

O objetivo dos exercícios é a dissuasão e defesa contra "qualquer ameaça, de qualquer lugar e em qualquer momento", explicou nesta semana o almirante da Marinha dos EUA a jornalistas em Bruxelas, James G. Foggo III, comandante dos exercícios.

O militar revelou que os Trident Juncture mostram que a OTAN está unida e pronta para se defender valendo-se da defesa coletiva. Neste sentido, o cenário dos exercícios inclui uma violação da soberania de um aliado da OTAN, neste caso da Noruega.

Ao mesm…

General estoniano acusa Rússia de preparar uma 'guerra de grande escala' contra OTAN

O comandante das Forças Armadas da Estônia declarou em uma entrevista para jornal alemão Bild que a Rússia está se preparando para uma guerra contra países da OTAN.


Sputnik

Segundo o general-tenente Riho Terras, durante as manobras Zapad 2017, Moscou treinava uma campanha militar contra a Aliança Atlântica na Europa.


Soldado estoniano participa dos exercícios militares anuais em conjunto com as tropas da OTAN, Estônia (foto de arquivo)
Soldado estoniano © AFP 2017/ RAIGO PAJULA

"Ela [campanha] foi dirigida não apenas contra países bálticos, mas contra todos os países do mar do Norte ao mar Negro. A escala dos treinamentos superou significativamente àquela que foi anunciada", afirmou general.

Ele destacou que as manobras Zapad 2017 foram a simulação de um "ataque de grande escala contra a OTAN".

Contudo, ele sublinhou que as tropas estonianas estão prontas para qualquer cenário, no entanto, elas apenas podem "agir com eficácia" com o apoio das forças armadas dos países aliados.

Os exercícios estratégicos Zapad 2017 ocorreram entre 14 e 20 de setembro no território da Bielorrússia e em três regiões da Rússia.

As manobras causaram preocupações nos países da OTAN e entre as autoridades da Ucrânia, que se queixam da falta de transparência nas manobras. Entretanto, a chancelaria russa, comentando sobre o assunto, afirmou que o número de efetivos e equipamentos envolvidos nas manobras Zapad 2017 não atinge o nível sujeito à observação obrigatória prevista no Documento de Viena da OSCE de 2011.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas